Professores de Educação Física da Rede Municipal participam de formação

18 de jul de 2022 - Jornalismo

 

 

Professores de Educação Física estão fazendo uma formação Esporte e Educação, iniciativa da Smed que visa potencializar os profissionais para o desenvolvimento de metodologias em esporte educacional. A primeira parte do curso aconteceu entre os dias 12 e 15 de julho, na Escola Municipal Hildete Lomanto, com muita dinâmica e interação entre os participantes. O projeto prevê a formação por cinco módulos e vai até novembro.

“Esta formação tem a finalidade de dar o suporte necessário aos professores de Educação Física, para que eles possam resgatar o fazer a partir dos jogos de atividades esportivas e trabalhem com os estudantes, habilidades e disciplina. Escolhemos professores de anos finais com 40 horas e professores de anos iniciais com 40 horas para completar o grupo. Essa formação será realizada nos formatos presencial e virtual, com trabalho prático e oficinas. Os professores levarão para a sala de aula toda a experiência adquirida na formação”, explica a diretora pedagógica da Smed, Adenildes Teles.

O curso foi ministrado pelo subcoordenador do Instituto Esporte e Educação, Josemar Oliveira Paixão. “Um esporte educacional visa basicamente trabalhar cinco grandes princípios que são: Inclusão, questões de diversidade, autonomia, construção coletiva e fortalecimento da educação integral”, destaca.

Segundo Josemar, no primeiro momento da formação foi realizada uma roda de discussão, onde cada professor fez as considerações sobre a realidade de cada unidade escolar. “A gente não vem com um método pronto para colocar em prática, abrimos diálogo entre o contexto e o desejo de trazer mais movimento. A partir da realidade de cada escola a gente tem a perspectiva de poder construir coletivamente com os professores as melhores estratégias para aplicação desse método para facilitar o trabalho”.

Segundo o professor de Educação Física da Escola Municipal Gersino Coelho, Edielson Moreira, a formação promove uma unidade da Rede Municipal, preservando a identidade de cada unidade educacional. “Eles estão trazendo o que é nossa realidade, não é aquela formação que a gente trabalha só no ideal, trazem as dificuldades da nossa rotina. Trabalhando questões de criatividade de como adaptar às nossas condições. O encontro está sendo ótimo porque nos dá oportunidade de interagir com professores de outras escolas, vamos trocar ideias e nos ajudar dentro do contexto”, disse o professor.

Fotos: Enaldo Pinto