Professores e estudantes da rede municipal participam da Caravana do Esporte

30 de mar de 2007 - dev

O projeto social do Canal Esporte TV ESPN Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal da Educaçao e Cultura (SMEC), traz para Salvador a Caravana do Esporte, que irá atender os estudantes de 7 a 14 anos que sejam moradores do Subúrbio Ferroviário. A caravana é desenvolvida pelo canal esportivo de TV Assinatura ESPN Brasil, Unicef e Instituto Esporte e Educação. O projeto, que beneficiará 900 alunos da rede municipal de ensino, também conta com o apoio do Ministério do Esporte.

A abertura do evento foi iniciada nesta quinta-feira, dia 29, às 8 horas, no Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos. Até o dia 31, os estudantes e professores receberão Ana Moser (liderou uma geração de jogadoras que mudou o rumo do vôlei no Brasil e conquistou vários títulos), Sócrates (ex-jogador e médico foi ídolo da torcida do Corinthians), a jogadora de basquete Marta Sobral (medalha de prata na Olimpíada de Atlanta/ EUA – 1996 e medalha de ouro nos Pan-Americanos de Havana/ Cuba – 1991); o ex-jogador de futebol Wladimir Rodrigues (lateral esquerda ídolo corintiano); a tenista Patrícia Medrado (durante 11 anos consecutivos – 74 a 85 – a tenista nº1 do Brasil) e os professores do Instituto Esporte e Educação. O nadador soteropolitano Edvaldo Valério vai fazer uma visita especial à escola para uma entrevista exclusiva.

Em dois anos de projeto, a caravana percorreu 17 cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do País, com atendimento de 21 mil crianças e 3.300 professores da rede pública de ensino em atividades de esporte educacional por meio de jogos educativos para o desenvolvimento humano. Todas as localidades atendidas pela Caravana do Esporte são indicadas pelo Unicef.

Além do atendimento de crianças e jovens, a equipe da Caravana do Esporte promove a formação continuada para até 150 professores de Educação Física da rede pública de ensino de Salvador e lideres comunitários que trabalhem com esportes na sua comunidade. Essa formação de 40 horas utiliza como método de trabalho a publicação “Jogos Educativos” de autoria dos coordenadores pedagógicos do Instituto Esporte e Educação, e tem por objetivo a continuidade do projeto e aplicação do esporte educacional nas escolas após o período de atendimento inicial da Caravana do Esporte.

Em Salvador, a caravana será realizada durante os dias 29, 30 e 31, na Escola Cid Passos nos dois períodos, matutino e vespertino, sempre das 8 às 17 horas com a entrega de um certificado de formação, assinado por Ana Moser (presidente do Instituto Esporte), Adriana Saldanha (diretora da Caravana do Esporte) e Marie-Pierre Poirier (representante do Unicef no Brasil).

29 de março

8 horas – Atividades com crianças do subúrbio
14 horas – Formação continuada dos professores
Atleta: nadador Edvaldo Valério