Programa Combinado reúne ações e esforços para melhorar educação

30 de jun de 2015 - dev

card_duploUm grande passo para a melhoria da qualidade da educação na rede municipal foi dado nesta terça-feira (30) com o lançamento oficial do Programa Combinado, que reúne um conjunto de 112 ações a serem realizadas em parceria entre a Prefeitura e a comunidade escolar. A cerimônia foi realizada no Hotel Fiesta, no Itaigara, com as presenças do prefeito ACM Neto, da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário municipal de Educação (Smed), Guilherme Bellintani, da presidente do Mais Social, Rosário Magalhães, do representante da APLB, Marcos Barreto, além de autoridades, instituições parceiras, diretores, vice-diretores e demais professores da rede. O evento marcou também a primeira transmissão ao vivo realizada pela Prefeitura através da página oficial no Facebook.

Construído com a participação dos gestores das escolas, o Combinado é uma forma de aproximar a gestão municipal das unidades de ensino e, para a execução, contará com a participação da Prefeitura, professores, funcionários, alunos e pais de alunos. O conjunto de ações foi dividido em seis grupos – “Presença na escola”, “Ações pedagógicas”, “Ações de suporte”, “Ações de infraestrutura”, “Escola + Comunidade” e “Ações da escola” – e vai nortear as atividades da Smed até o fim de 2016, além de avaliar o todo o trabalho realizado durante esse período.

Muitas das ações contidas no Combinado já foram iniciadas, a exemplo dos serviços de reformas e reconstrução de escolas, além da implantação do Programa Agente da Educação, que deverá ser lançado oficialmente na próxima semana e que já conta com piloto instalado em 11 unidades de ensino. Representantes das também participam do lançamento.

“Considero que o Combinado é o começo da transformação da educação em Salvador. É algo que vamos sentir os efeitos a curto prazo, mas que traga também resultados principalmente a médio e longo prazo. É algo que será construído por todos os que estão envolvidos diretamente com a escola, pois não adianta o gestor montar um plano, divulgar e só depois validar com a comunidade. Acredito que o Combinado será uma política de educação que pertence não apenas à gestão, mas à cidade”, salientou o prefeito ACM Neto. Ele ainda acrescentou que o maior desafio será organizar e estruturar o sistema pedagógico da rede municipal de ensino.

O programa atende desde questões mais simples, como garantir a limpeza de caixas d’águas das unidades de ensino a cada seis meses, até as mais complexas, a exemplo da implantação de projetos de apoio à aprendizagem. Tanto a secretaria quanto as escolas precisarão cumprir com os itens do programa, o que fornecerá dados para uma avaliação contínua do desempenho da rede. “Entendemos que a profunda transformação na escola deve ser feita com ações simples. O Combinado é fruto do ouvir, do que a escola realmente precisa e aspira para melhorar a educação na própria unidade”, ressaltou Bellintani.

A representante do Fórum de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Salvador, Selma Cristina Vitória, salientou que, para a entidade, é um orgulho participar desse processo de melhoria na Educação através do programa. “Entendemos que, no fazer da gestão, não pode deixar de existir a parceria para fazer com que a unidade escolar seja cada vez melhor. Posso garantir que, em comum entre todos os diretores, está a vontade de ver a escola crescer e vamos colaborar e cobrar para que tenhamos uma rede municipal de ensino de qualidade”, destacou.