Programa Criança Viva comemora 15 anos

10 de ago de 2006 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura, através da Associação Programa Escola Hospitalar e Atendimento Domiciliar Criança Viva, comemora com uma missa em ação de graças os 15 anos de criação do Programa Criança Viva, que será realizada amanhã, às 17 horas, no Hospital Universitário Prof. Edgar Santos, no Hospital das Clínicas, localizado no bairro do Canela. Após a missa, acontecerá na sala de aula do Centro Pediátrico Prof. Hosanah de Oliveira uma confraternização com exposição de trabalhos dos alunos-pacientes e mostra de um filme sobre a prática pedagógica das Escolas Hospitalares e Atendimento Domiciliar Criança Viva.

O programa tem como objetivo atender crianças e adolescentes hospitalizados. Os pacientes têm aula no próprio hospital em uma sala reservada, a fim de não terem o ano letivo prejudicado. No total, já foram atendidos 8.531 pacientes entre crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora e idealizadora do Programa Criança Viva, Veruska Andrade, a ação é uma importante ferramenta na recuperação do quadro clínico das crianças e adolescentes hospitalizados.

A iniciativa contempla oito hospitais com enfermaria pediátrica: Martagão Gesteira, Hospital Pediátrico Hosanah de Oliveira, Roberto Santos, Gaac, Santa Isabel, Erik Loeff, Casa de Apoio à Criança Cardiopata e Couto Maia. A pretensão é estender o serviço para o Hospital Geral do Estado, João Batista Caribé e Otavio Mangabeira.