Programa de Alimentação Escolar ganha mais nutricionistas

15 de jun de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SECULT) traz novidades para os alunos da Rede Municipal de Ensino, a partir do segundo semestre. Uma delas é a mudança no cardápio da merenda escolar, que terá novos produtos como vitaminas, arroz doce, mugunzá e demais bebidas lácteas, além da ampliação do hortifruti.

Segundo Tatiana Chaves, coordenadora da área de Ações Sócio-educativas (CAS) da SECULT, durante as férias escolares a Secretaria estará reabastecendo as escolas da Rede. “Vamos levar para os alunos novos produtos que já foram testados e aprovados por eles mesmos”, diz.

Não só isso, de acordo com Chaves, a Secretaria ampliou o número de nutricionistas, no programa da merenda escolar, visando atender as necessidades dos alunos durante a permanência em sala de aula. “Hoje temos sete profissionais responsáveis por elaborar um cardápio saudável e de qualidade para nossas escolas, além de contar com a colaboração de 18 nutricionistas do Programa de Gestão em Alimentação Escolar da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e de outras universidades parceiras que atendem a área de nutrição”, conta.

A outra novidade é a distribuição de mil óculos para as crianças da Rede Municipal de Ensino. O Programa Saúde Ocular Ver Melhor, é uma iniciativa da Secretaria que tem como objetivo atender as necessidades dos estudantes que têm problemas de visão.

Para ganhar os óculos os alunos devem entregar a receita à escola, que em seguida deverá enviar para Secretaria. A coordenadora Tatiana Chaves lembra ainda que os exames de vista podem ser realizados em empresas parceiras como o Instituto de Cegos, por exemplo. “Antes oferecíamos apenas 100 óculos para toda Rede Municipal de Ensino e hoje conseguimos ampliar esse número para mil. Foi um aumento significante, mas nossa expectativa é aumentar, ainda mais, essa quantidade”, finaliza.