Programa de Saúde ocular vai beneficiar 4.000 crianças em 2005

10 de mar de 2005 - dev

Pedro Castro Filho

O prefeito João Henrique assinou hoje, 10 de março, no Palácio Thomé de Souza, um convênio de promoção de saúde ocular que irá beneficiar em 2005 cerca de 4.000 alunos da rede municipal de ensino. Trata-se do Acordo de Cooperação para a execução no município do “Projeto Sul América de Saúde Ocular”, com o Instituto Brasileiro de Saúde Ocular Hellen Keller e a companhia Sul América de Seguros. O projeto tem o apoio do Hospital Edgard Santos.

O programa será desenvolvido em 15 escolas municipais localizadas em Itapuã, São Cristóvão, Nova Brasília, Mussurunga, Nova Esperança, Boca do Rio, Pituaçu e Bairro da Paz. Os estudantes serão submetidos a
exames oftalmológicos e serão beneficiados com a entrega de óculos, tratamentos e cirurgias. O Instituto Hellen Keller e a Sul América Seguros arcam com todas as despesas do projeto, que busca promover a melhoria do desempenho da criança, elevar sua auto-estima, sua integração e socialização interna e externa do ambiente escolar.

Esta cooperação é desenvolvida há três anos e já beneficiou cerca de 16.000 crianças em Salvador. Fundado no Brasil há 18 anos, em 2005 o Instituto Hellen Keller estará realizando a ação em Salvador, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e no Alto Araguaia, no Mato Grosso.

Em seu discurso, a secretária Maria Olívia Santana afirmou que a parceria da Prefeitura, com Instituto Hellen Keller e a Sul América Seguros \\\\\\\’é um fato concreto de responsabilidade social\\\\\\\’. Ela acrescentou que as crianças da rede municipal de ensino têm várias restrições financeiras e esta iniciativa é fundamental para garantir a saúde ocular dos estudantes. Em seu discurso, o diretor da Hellen Keller, Justino Carvalho Neto, afirmou que \\\\\\\’a medicina oftalmológica é
muito cara”.
No seu pronunciamento, o prefeito João Henrique agradeceu aos parceiros e afirmou que em 2006 seria interessante realizar esta iniciativa em duas Coordenações Regionais: uma localizada na Cidade Alta e outra no subúrbio.