Programa Escola Aberta celebra cinco anos de muitas vitórias

14 de set de 2010 - dev

Redução da violência no ambiente escolar, melhoria dos índices de evasão, conscientização na conservação do patrimônio público e geração de renda para a comunidade. Esses são alguns dos resultados relatados por diretores, professores, pais e alunos envolvidos no Programa Escola Aberta (PEA), que está completando cinco anos de implantação na Rede Pública Municipal de Ensino.

No próximo dia 17 de setembro (sexta-feira) a coordenação do programa presta uma homenagem aos atores envolvidos que ao longo dos anos contribuíram para o sucesso da ação. A comemoração acontece no auditório do anexo II da Secult, às 14h.

Atualmente a iniciativa está presente em 52 escolas municipais e conta com a realização de oficinas, atividades esportivas e de lazer, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz.

Durante as oficinas, profissionais das comunidades atendidas pelo programa transmitem seus conhecimentos aos jovens, crianças, adultos e idosos, contribuindo assim, para a redução da violência urbana.

Para o secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Soares, o processo de ensino aprendizagem não pode acontecer dissociado dos valores sociais e culturais da comunidade. “A iniciativa em abrir aos finais de semana as escolas públicas mostra para as comunidades que a escola é deles e para eles”, pontuou.

História – Iniciado em 17 de setembro de 2005 na Rede Municipal de Ensino, o Programa Escola Aberta atendia a 33 escolas com uma média de seis oficinas por unidade. Devido ao sucesso das ações, em 2009, o programa atendeu uma média 11.200 pessoas/mês distribuídas em 297 oficinas.

Ao longo dos cinco anos de execução, o fortalecimento da relação entre a escola e a comunidade vem proporcionando uma descentralização do poder a partir da construção de caminhos possíveis para uma gestão democrática e participativa que envolve e responsabiliza os atores sociais.