A dupla Paxuá e Paramim, personagens protetores do meio ambiente, que vão mostrar aos meninos e meninas da Educação Infantil a importância de valorizar a natureza, atraíram milhares de estudantes da Rede Municipal para o lançamento do Programa Pertencimento Ambiental, realizado na última segunda-feira (10), no anfiteatro do Parque da cidade. O evento que atingiu o ápice com o show do idealizador do projeto Carlinhos Brown, contou com a participação do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis, do secretário municipal da Educação Bruno Barral e 2 mil crianças da Rede.
O Projeto será introduzido na Educação Infantil com os objetivos de estabelecer um vínculo afetivo entre criança e natureza, a partir de atividades inseridas no material pedagógico e de fortalecer a cultura da importância do meio ambiente na Rede. A proposta é fornecer kits de Educação Ambiental para crianças, educadores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil do 1º período da Rede Municipal de Ensino. Os educadores também terão uma capacitação através de Curso EaD Auto Instrucional, para que sejam elementos multiplicadores do tema nas salas de referência.
De acordo com o prefeito, ACM Neto que destacou a versatilidade de Brown por ser um artista completo e ainda levantar a bandeira da preservação ambiental, o programa direcionado à educação infantil poderá ser ampliado para crianças maiores. “Carlinhos Brown me apresentou esse projeto ano passado e sugeriu que eu trouxesse pra Rede Educacional, por ele ter compromisso com o meio ambiente e usar a voz que é ouvida no mundo inteiro para propagar sobre a causa ambiental, eu me interessei. Acredito que será um sucesso aqui em Salvador e em breve teremos várias cidades copiando nossa capital, a ideia é ampliarmos o programa para outras séries”, afirmou Neto.
O secretário Bruno Barral destacou a importância de incutir na fase inicial a cultura de preservação ambiental. “Hoje trabalhamos o meio ambiente de forma coletiva, onde nossos adultos tem uma cadeia produtiva em cima de uma degradação, se começar a inserir esse aprendizado na fase inicial, poderemos trazer uma cultura de cuidado com a causa, onde possamos conviver em harmonia”, destacou Barral.
Brown que elogiou o trabalho do professor enfatizando o quanto eles são importantes na vida de cada criança, contou o motivo de ter criado a série Pertencimento Ambiental. “Fiz esse projeto porque eu nasci nessa floresta, vi todos esses prédios daqui dos arredores do Parque da Cidade serem construídos. A série vem condizer com a necessidade do momento do mundo, então nós que somos muito extrativistas, talvez não estejamos tão preparados para se reatar com a natureza, nossos filhos tomarão conta disso tudo”.
Se depender dos estudantes da Creche e Pré Escola Primeiro Passo Fazenda Grande III, Adrian Santos e Larissa Oliveira, o Planeta Terra está salvo, pois eles falam com muita firmeza o que devemos fazer para preservá-lo. “Não jogar lixo no chão, quando for à praia ter o cuidado de não descartar o lixo na areia para não poluir o mar, temos que cuidar das florestas e dos rios também”.
Foto: André Carvalho/PMS/SMED