Em 2021 a Secretaria Municipal da Educação da cidade do Salvador firmou parceria com a Associação Bem Comum, para que através do Programa Educar pra Valer (EpV) auxiliasse o município na consolidação de uma política robusta, a fim de ofertar um ensino de qualidade para os alunos soteropolitanos.

O Programa Educar pra Valer possui a missão de prestar cooperação técnica aos municípios brasileiros com a finalidade de apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão a partir das evidências e resultados alcançados no município de Sobral e no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) do Estado do Ceará.

O EpV se propõe a contribuir com 50 municípios brasileiros que queiram empreender mudanças na gestão pública, educacional e pedagógica capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola e que se disponham a envidar todos os esforços, para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para sua série/ano e idade.

As mudanças propostas na gestão pública se ancoram na utilização de um modelo sistêmico de intervenção que articula Avaliação, Acompanhamento e Formação. Para isso, estão sendo formadas equipes no âmbito do Órgão Central e Gerências Regionais, a fim de realizar o trabalho.

A partir e paralelo aos processos de avaliação e acompanhamento ao trabalho desenvolvido pelas Unidades Escolares, ocorrem os encontros formativos, tais encontros estão sendo organizados considerando os seguintes princípios:

  • Oferta de formação direta a todos os professores;
  • Realização de formações mensalmente;
  • Formação voltada para o uso do material estruturado do próprio município;
  • Acompanhamento pelo formador e coordenador pedagógico.

É importante salientar que a parceria com a Associação Bem Comum está possibilitando a Rede Municipal de Ensino da cidade do Salvador a continuar usando o seu próprio material estruturado, complementado com os materiais que serão sugeridos pelo programa, quando isso não ferir a concepção pedagógica da Política Educacional Nossa Rede.

Apesar de o programa ser chamado Educar pra Valer pela entidade, no âmbito municipal o mesmo foi instituído através da Portaria nº 082/2021 como Programa Aprender pra Valer, que dispõe sobre a alfabetização nas Escolas da Rede Municipal de Ensino do Salvador e dá outras providências.