Programa Salvador Graffita finaliza o ano com mais dois mutirões

10 de dez de 2009 - dev

Com sprays, tintas, rolos para pinturas e máscaras para proteção, os grafiteiros do Programa Salvador Graffita realizam os dois últimos mutirões de 2009. O primeiro encontro acontecerá no bairro de Saramandaia, no domingo, dia 13 de dezembro, durante todo o dia. Os grafiteiros farão desenhos pelos muros do bairro e darão às crianças oportunidades de conhecer a arte de rua, além de poderem entrar em contato com o processo de construção das mensagens.

Já na próxima terça-feira, dia 15, das 8h às 12h, haverá o mutirão de encerramento das atividades de 2009, no muro do antigo clube do Esporte Clube Vitória, localizado no Jardim Armação. A atividade será iniciada com um café da manhã para os participantes e a mensagem da pintura é de celebração e desejo de um feliz ano novo para a capital baiana, com desenhos escolhidos pelos grafiteiros.

Salvador Graffita

O programa foi iniciado no ano de 2005 quando o prefeito João Henrique decidiu transformar a pichação desordenada e ilegal em arte, emprego e inclusão social. O Salvador Graffita tem como objetivo também inserir os pichadores na limpeza e melhoria estética da cidade.

Desde 2008, sob o comando da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), os grafiteiros colorem as fachadas das escolas da rede municipal e estimulam novos conhecimentos aos estudantes, com temas que elevam a cultura da paz e fomentam a preservação do patrimônio público.

Já são mais de 40 escolas e creches da Rede Municipal de Ensino contempladas pelo programa, além de diversas localidades da cidade, como Ribeira, Vasco da Gama, Hospital Couto Maia, Irmã Dulce, escolas estaduais e particulares, entres outros.

Durante estes anos foram promovidos diversos encontros e pinturas especiais, a exemplo da realização das temáticas para a Copa de 2006 e STOCK CAR, em agosto deste ano. Além disso, são realizadas semanalmente oficinas de grafite nos bairros de Massaranduba, Uruguai, Ribeira e Saramandaia, levando às crianças desses bairros o conhecimento sobre a arte de rua.