Programa Salvador Graffita realiza último mutirão de 2009

14 de dez de 2009 - dev

Feliz 2010 Salvador! É com esse desejo de que ano que vem seja ainda melhor do que 2009 que os cerca de 30 grafiteiros do Programa Salvador Graffita vão se reunir na manhã desta terça-feira (15), a partir das 9 horas, em frente ao antigo clube do Esporte Clube Vitória, no Jardim Armação, para o último mutirão do ano.

Munidos com sprays, tintas, rolos para pinturas, máscaras de proteção, além de muito talento e dedicação, eles vão presentear a cidade com a arte do grafite, transformando o espaço num mural de mensagens e imagens de boas vindas para 2010.

Salvador Graffita

O programa foi iniciado em 2005 quando o prefeito João Henrique decidiu transformar a pichação desordenada e ilegal em arte, emprego e inclusão social. O Salvador Graffita também tem como objetivo inserir os pichadores na limpeza e melhoria estética da cidade.

Desde 2008, sob o comando da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), os grafiteiros colorem as fachadas das escolas da rede municipal e estimulam novos conhecimentos aos estudantes, com temas que elevam a cultura da paz e fomentam a preservação do patrimônio público.

Já são mais de 40 escolas e creches da Rede Municipal de Ensino contempladas pelo programa, além de diversas localidades da cidade, como Ribeira, Vasco da Gama, Hospital Couto Maia, Irmã Dulce, escolas estaduais e particulares, entres outros.

Durante estes anos foram promovidos diversos encontros e pinturas especiais, a exemplo da realização das temáticas para a Copa de 2006 e STOCK CAR, em agosto deste ano. Além disso, são realizadas semanalmente oficinas de grafite nos bairros de Massaranduba, Uruguai, Ribeira e Saramandaia, levando às crianças desses bairros o conhecimento sobre a arte de rua.