Programação municipal celebra 10 anos da Lei 10.639

12 de ago de 2013 - dev

Na próxima quinta-feira (15), às 14h, o movimento que ficou conhecido como Revolta do Búzios ou Revolta dos Alfaiates será encenado, no Centro Cultural Plataforma, por alunos da rede municipal de ensino do Subúrbio Ferroviário. A atividade faz parte da programação especial, montada pela Prefeitura do Salvador em comemoração pelos 10 anos da lei que incluiu no currículo escolar a obrigatoriedade da temática História e Cultural Afro-Brasileira, atendendo a uma reivindicação do Movimento Negro.

Outra atividade prevista é o concurso que premiará a escola que apresentar o melhor projeto cultural focado na identidade afrobrasileira. A unidade de ensino vencedora receberá prêmios em equipamentos voltados ao ensino e terá seu projeto apresentado no Teatro Castro Alves, em dezembro.

Nos dias 21 a 23, serão realizados na Senzala do Barro Preto (Liberdade), Centro Cultural e Plataforma e Espaço Malê de Balê, respectivamente, os seminários temáticos intitulados “10 Anos da Lei 10.639/2003: Balanços e perspectivas na Promoção da Equidade Racial”.

As ações são desenvolvidas pelas secretarias municipais de Reparação (Semur) e da Educação (Smed), a Fundação Gregório de Matos (FGM) e os conselhos municipais de Educação (CME) e das Comunidades Negras (CMCN).