Projeto Africanidades tem culminância com exposição fotográfica dos estudantes

20 de nov de 2023 - Jornalismo

 

A exposição fotográfica da Escola Municipal Artur de Sales, realizada no sábado (18), ficará marcada para sempre na memória de toda a comunidade escolar. A iniciativa com objetivo de fortalecer a autoestima das crianças e ajudá-las no processo de reconhecimento e elaboração da identidade negra, contou com total apoio dos familiares, que se emocionaram com a imagem dos filhos reproduzidas em fotos. A primeira edição do evento deixou um gosto de quero mais e a equipe gestora já está se organizando para o próximo ano.

Conforme, Sueli Pereira, gestora da unidade escolar, o evento atingiu o ápice quando ela percebeu a emoção estampada no rosto dos familiares. “As crianças participaram de todo o processo de elaboração do evento, sábado foi a culminância do que foi trabalhado o ano inteiro com elas, e perceber a emoção das mães e pais foi algo inexplicável, foi muito gratificante. Todo o esforço e dedicação depositados por todos que se envolveram nesse projeto valeu a pena”, conta a gestora.

Rita Brandão coordenadora pedagógica da escola e idealizadora do projeto pontuou que o mais importante é trabalhar desde a infância para desenvolver um sentimento de aceitação, pertencimento e orgulho. “Empoderar nossos estudantes para que eles enfrentem possíveis situações de racismo com altivez, cientes do seu valor. Existe beleza e potência em nossos alunos e nós queríamos exibir e expandir isso para além dos muros da escola. Prestamos um serviço de qualidade, reconhecido pela comunidade da Santa Cruz, trabalhamos para que as crianças tenham seus horizontes ampliados, queremos para eles um futuro feliz, brilhante e sem racismo.

A professora Raiane Novais confessa que a exposição a fez visitar sua infância, marcada por questões de autoestima mal resolvidas. “Foi um momento muito significativo para toda a equipe escolar, eu me emocionei bastante por conta desse projeto, como mulher preta, que também foi criança, estudante, cresci com a falta de representatividade, inclusive na escola. Pensar nesse projeto para dar visibilidade às nossas crianças, permitir que elas se enxergassem num lugar de belo, esteticamente aceito, de ter seus traços valorizados, admirados é muito importante”.