Projeto ambiental na praia agita alunos da Escola Municipal Dorival Caymmi

13 de mar de 2023 - Jornalismo

Um grupo de 60 estudantes participou de uma ação na Praia de Stela Maris, no sábado (10). O projeto Passando o Rodo nas Praias, é uma iniciativa do Grupo A4 Comunicação com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Entre as atividades realizadas, as crianças puderam participar da soltura de tartarugas do Projeto Tamar, limpeza da praia, coleta seletiva através da So+ma Vantagens, oficina de artesanato com materiais reciclados, animação com Ed Bala e exposições de animais e objetos do Instituto Baleia Jubarte e Ecoa.

Um dia antes da ação, as crianças assistiram uma palestra na escola, ministrada por Carla Circenis, coordenadora de Educação Ambiental do projeto, que explicou sobre as consequências de jogar lixo na praia e o dano que essa ação pode causar aos animais. A aluna do 4º ano, Ana Luíza de Souza Santana, 9, disse que ficou muito assustada e quer ajudar a preservar o meio ambiente. “Fiquei muito triste pelo que vi com os animais no mar por isso estou muito ansiosa para ir à praia ajudar a preservar o meio ambiente, tirando o lixo das areias, ajudando os animais marinhos a se reproduzirem com segurança e não morrer com os lixos deixados na praia. Aprendi muito como podemos cuidar do meio ambiente, por isso eu quero ajudar”.

“O que eu aprendi aqui, vou ensinar aos meus amigos, aos meus vizinhos e aos meus pais  também para quando a gente for na praia jogar nosso lixo na lixeira e não na areia.”, afirmou o aluno Manuel Vitor dos Santos Reis, 10, quinto ano.

Para a Diretora Marinalva Gonzaga Estrela, essas ações fortalecem ainda mais o aprendizado das crianças em sala de aula. “É compromisso nosso conscientizar essa nova geração sobre a importância de proteger o meio ambiente, não apenas através dos livros didáticos, ou pesquisas teóricas, mas também vivenciando esse momento de estar na praia e perceber esse ambiente marítimo, as outras formas de vida. Quando a gente degrada, estamos nos degradando também”.

De acordo a com coordenadora de Educação Ambiental do projeto, Carla Circenis, a ação marca o reinício do projeto que há onze anos é voltado para a sensibilização dos usuários das praias. “Entendemos que através da educação atingiremos os nossos objetivos que é o de mostrar para as pessoas que as areias das praias não são desertos, e o quanto o lixo é prejudicial. As crianças são as melhores propagadoras de informação, são agentes multiplicadores, pois tudo que passa para a criança eles replicam para os coleguinhas, para os familiares e vizinhos”.

“Eu acho importante cuidar do meio ambiente, pois preserva os nossos dias na terra e ajuda a termos uma vida mais feliz e também ajuda os peixes, as tartarugas, as baleias, os golfinhos a não morrerem. O que eu aprendi aqui eu vou ensinar aos meus amigos, aos meus vizinhos e aos meus pais  também para quando a gente for na praia jogar nosso lixo na lixeira e não na areia.”, afirmou o aluno Manuel Vitor dos Santos Reis, 10, quinto ano.