Projeto Arte & Cidadania leva exposição ao Shopping Iguatemi

10 de abr de 2007 - dev

Lis Grassi

Alunos da 1ª a 4ª série da Escola Municipal do Pescador fizeram, no dia 09, no Shopping Iguatemi a abertura da exposição das obras de arte criadas por eles através do projeto Arte & Cidadania, desenvolvido pelo Instituto Íris (Instituto de Responsabilidade e Investimento Social).A exposição envolve mais de 170 telas pintadas por crianças de 7 a 14 anos que participam das oficinas de arte.

Segundo a superintendente do Íris, Isabel Portela, esse é um apoio muito gratificante, pois o Iguatemi tem uma circulação de 100 mil pessoas diariamente e isso serve para divulgar o trabalho. Sobre a ação em sala de aula ela afirma: “Fazemos oficinas de arte com diversas linguagens. Promovemos a alfabetização do olhar, que é uma metodologia de ensino e aprendizagem através da arte e educação”, concluiu a superintendente.

Arte & Cidadania não faz um trabalho apenas dentro da escola, mas também promove visitas a museus, galerias de arte, feiras de artesanato e outros espaços que servem como exemplo de cultura. Os alunos observam obras de artistas famosos e experimentam diversas técnicas de pinturas. Para a vice-diretora da Escola Municipal do Pescador, Ana Cremilda da Rocha, as mudanças obtidas no ensino após a inserção do projeto são inúmeras. “Essa é uma oportunidade ímpar. As portas se abriram para que eles possam vivenciar a arte, sair do convencional e conhecer coisas diferentes e interessantes. Os alunos pintam e se sentem artistas.”, afirmou.

A superintendente do Iguatemi, Marta Devito, afirma que esse é um incentivo importante, que a partir de ações como essa as crianças passam a ser reconhecidas. “Elas têm vaidade, querem mostrar o que fazem, e muitos fazem bem. Maior parte das crianças não tem oportunidade de mostrar do que é capaz. Estamos aqui para contribuir da melhor forma que podemos”, reforçou a superintendente.

A presença do secretário municipal de educação e cultura, Ney Campello, foi estimulante para os estudantes. Muitos queriam lhe dizer pessoalmente que eram artistas de verdade. “A escola ganha mais significado e vence as resistências a partir de projetos como este. Quantas vezes procuramos coisas muito mais complicadas e não obtemos sucesso, sem saber que atividades mais simples podem trazer resultados tão gratificantes?!”, concluiu Campello.

A exposição permanece no shopping até dia 14 de abril, nas duas praças principais do segundo piso.