Com o objetivo de incentivar a leitura dos estudantes e da comunidade, dez escolas públicas de Salvador irão receber mil livros educativos, cada, para compor o acervo literário das unidades. A iniciativa faz parte do Projeto Leitura para Todos, firmado entre a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), e o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.
O termo de ampliação do projeto foi assinado pelo secretário Carlos Soares e pela presente do instituto, Cristina Oldemburg. O Leitura para Todos é idealizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento em parceria com a Ferreira Costa e a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).
O instituto, junto com a Ferreira Costa, oferece todo o material pedagógico composto no projeto, e a Secult entra com os espaços e a sensibilização da comunidade do entorno das unidades contempladas. A ação foi iniciada em 2009 na Rede Municipal de Ensino com a implantação em dez salas de leituras e neste ano o projeto será ampliado para atender a dez escolas municipais, totalizando 20 escolas beneficiadas com o projeto.
“O principal objetivo é democratizar o acesso ao livro e incentivar o hábito de leitura para alunos e comunidades em áreas de baixa renda, contribuindo para o desenvolvimento humano do nosso país” pontuou Oldemburg. O secretario reforçou que projetos como este são de fundamental importância na rede pública de ensino, pois possibilita o entendimento e forma opinião nos envolvidos.
Cada Sala de Leitura é composta por um acervo de mil exemplares, sendo 500 títulos com dois exemplares cada, um para empréstimo e outro para leitura no local. A idéia inicial do projeto era que as Escolas elegessem agentes de leitura que promovessem e gerenciassem o acervo. Para isto, será oferecido pelo Instituto um treinamento de capacitação para orientar o funcionário escolhido pela unidade escolar beneficiada, sobre como organizar e como trabalhar com o acervo.
A escola receberá como material de apoio para organização da sala de leitura um Kit com itens como manuais de organização, cd, carimbos, caderno de sugestões, etiqueta para identificação dos livros, placa de horário de funcionamento da sala, folhas com etiquetas de identificação de assuntos, biografia dos autores homenageados, relação de editoras, release do projeto, norma e regulamento da Sala de Leitura, sugestão de roteiro para Inauguração da Sala e outros.
Também receberão Material Gráfico com: 1.000 folhetos de divulgação da Sala de Leitura; 1.000 papéis para correspondência, timbrados com a logomarca do projeto; 500 cartazes; 500 fichas de empréstimo do livro; 500 fichas de data de devolução do livro; 500 bolsos para as fichas de empréstimo do livro; 500 fichas para identificação dos livros.