Na última terça-feira (dia 3) mais de 170 alunos da Escola Municipal São Judas Tadeu participaram do Projeto “Viagem à Literatura Infanto-Juvenil”, promovido pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social – IRIS. As oficinas de leitura reúnem estudantes de cinco turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
De acordo com a coordenadora do Projeto, Hellen Alves, a iniciativa ressalta a importância das artes na formação dos estudantes. “Através das artes a criança ou o jovem se identifica com personagens, vivencia situações e sentimentos, além de construir conceitos e significados pelo viés da imaginação”, afirmou.
O aluno do 4º ano, Elton Jorge, disse ter gostado muito dos livros oferecidos. “Esse ano a professora trouxe um livro muito massa com dicas de trânsito”, ressaltou, alertando que motoristas não devem estacionar em vaga de deficiente, nem atravessar o sinal vermelho.
Após as leituras os estudantes descreveram, detalhadamente, o que vem a ser um “Grúfalo”, título da história trabalhada no primeiro dia das atividades. “Um bicho enorme, gordo, com pelo marrom e dois chifres enormes”, disse as alunas Raquel Ferreira e Ilca Paula, ambas de 12 anos.
“Como é que o ratinho, um bicho pequeno, pode querer devorar um bicho enorme como o grúfalo?”, provoca uma delas. A lição aprendida na história é clara e todos responderam ao mesmo tempo: “Nós somos os ratinhos e quer dizer que tamanho não é documento”, respondem os alunos. As atividades acontecem as terças e quintas-feiras, a partir das 13h.