Durante todo o mês de novembro escolas municipais discutiram no formato online a importância do papel do jovem na decisão do voto e na formação cultural e cívica como cidadão, agente de mudança e multiplicador das informações. A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) promoveram o Projeto “Eleitor do Futuro”, que este ano, devido à pandemia, precisou criar uma nova proposta de apresentação possibilitando às novas gerações o fortalecimento das relações sociais e do Estado Democrático de Direito e o acesso às discussões que fazem parte da vida desses futuros eleitores.
Os vídeos, um total de 116 da Bahia, das escolas de Salvador foram 70, à medida que vão sendo selecionados são inseridos no portal e publicados nas redes sociais do TRE-BA. A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa, situado no bairro do Cabula, Leila Santos Silveira, afirma que este é um momento de suma importância para os estudantes. “O Projeto Eleitor do Futuro como o próprio nome diz, oferece possibilidades aos estudantes compreenderem a importância de ser um cidadão e cidadã conscientes, com desejo de realizar novas ações, transformando positivamente o lugar onde vivem, o projeto direciona cada estudante a vislumbrar essas mudanças”, destacou.
“O voto para mim é o ato importante para o novo futuro todos os dias. É através dele que escolhemos os governantes para administrar nossa cidade, assim como escolhemos como queremos ser tratados dentro da sociedade. Depois desse trabalho minha visão sobre o voto mudou muito, pois todos nós precisamos saber o nosso real papel na sociedade, mesmo que muitos pensem que é algo tão supérfluo. A sabedoria nos faz mais inteligentes para sabermos administrar melhor nossa vida”, disse Joice Sousa de Almeida, 18 anos, aluna do 9° ano da Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa (EMARC).
Tainá Elaine de Almeida Mendes, 14 anos, 9° ano, aluna da mesma escola, também se sentiu incentivada a participar do projeto e quis aprender sobre esse poder de decisão. “Minha intenção foi passar informações sobre a importância da política e do voto para as outras pessoas, eu acho que nós jovens, deveríamos ter mais interesse em votar, pois se os cidadãos não se importarem com quem estão colocando no poder, seremos mais facilmente vítimas de abusos deste poder”, ressaltou.
Para acessar os vídeos com as ações feitas pelos estudantes entre no hotsite, dentro do portal da Escola Judiciária Eleitoral-BA (EJE): https://eje.tre-ba.jus.br .
Participaram do Projeto Eleitor do Futuro as seguintes escolas municipais de Salvador:
Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa
Escola Municipal Cidade de Jequié
Escola Municipal Elysio Athayde
Escola Municipal Maria Constança
Escola Municipal Alfredo Amorim
Escola Municipal de Nova Sussuarana
Escola Municipal Padre Norberto
Escola Municipal de Fazenda Coutos
Escola Municipal Cláudio Veiga
Escola Municipal da Palestina
Escola Municipal Suzana Imbassahy
Escola Municipal Amélia Rodrigues
Escola Municipal Manoel Faustino
** As fotos com as estudantes fardadas foram feitas em julho de 2019, antes da pandemia.