A Secretaria Municipal da Educação (Smed) celebrou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), a renovação da assinatura do Acordo de Cooperação nº 004/2021, cujo objetivo é o desenvolvimento de ações no âmbito do Projeto Eleitor do Futuro. Os trabalhos visam promover a cidadania e estimular a conscientização política de crianças e adolescentes, preparando-os para o exercício do voto consciente, a partir de atividades sobre democracia, cidadania, voto e política. Na ocasião, assinaram o acordo o presidente do TRE-BA Edmilson Jatahy Fonseca Júnior e o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira. O público alvo dessa parceria são estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Neste ano, o Projeto Eleitor do Futuro deu início às atividades com o primeiro encontro em forma de workshop online com o tema “Como lidar com o estresse através de práticas de respiração e meditação”, ministrado por Josete Moreno e Clara Muricy com apoio da Fundação Arte de Viver. Outra inovação é a atividade “Podcast, Voz e Vez da Juventude”. O programa trata de temas atuais com a participação dos estudantes por meio do envio de perguntas a cada episódio publicado pela EJE/TRE-BA.
Serão 12 episódios, sendo nove temáticos e três de perguntas e respostas. Os alunos poderão elaborar perguntas que serão selecionadas pela equipe da EJE para serem enviadas aos convidados que explanaram acerca dos temas propostos. Ao final da atividade, a escola que tiver o maior número de perguntas publicadas nos podcasts de “Perguntas e Respostas” será premiada com um conjunto de caixa de som e microfone. As ações do Projeto Eleitor do Futuro deste ano preveem ainda um segundo encontro virtual com as escolas, além dos concursos de redação e de desenho.