Até setembro professores de História e estudantes dos 8º e 9° anos da rede pública de ensino baiano poderão se inscrever na iniciativa
O Projeto “Era Uma Vez…Brasil” (EUV) retoma em 2021 ainda mais motivado para resgatar as origens da formação do nosso País e fornecer subsídios para que os educandos possam valorizar e compreender a influência dos indígenas, europeus e africanos na formação do povo brasileiro. Resistência pauta o EUV e ver a transformação de cada participante durante todo o processo encoraja todos os envolvidos a trazerem novas reflexões e propostas a cada edição.
A partir de julho, os estudantes matriculados no 8° e 9° ano do Ensino Fundamental da rede pública de Salvador (BA), assim como os professores de História, poderão se inscrever pelo site www.eraumavezbrasil.com.br. A primeira etapa – Fatos Históricos irá qualificar professores de História para estimularem seus alunos com novos olhares sobre a História do Brasil e 100 alunos serão selecionados para participar da segunda etapa – Campus. A previsão de divulgação dos selecionados é no final de novembro, início de dezembro.
Na segunda etapa, os alunos ficarão acampados e terão a oportunidade de interagir com os demais participantes por meio de linguagens artísticas, como oficinas de audiovisual. E, ainda, participarão de vivências com povos das etnias indígenas e afro-brasileiras.
Os alunos que mais se desenvolverem ao longo dessa semana serão selecionados para a terceira etapa – Intercâmbio Cultural, que os levará por 10 dias, em entre abril e maio de 2022, para Portugal, onde conhecerão os caminhos percorridos pela corte portuguesa até a vinda ao Brasil, em 1808. Os selecionados poderão percorrer os caminhos de Dom João e reviver o trajeto da Corte Portuguesa antes de sua chegada ao Brasil, além de visitar escolas portuguesas para trocar experiências com estudantes da mesma idade, sobre a História e as características que unem os dois países.
Após o retorno, acontece a quarta etapa – “Era uma vez… Comunidade” que desafia os participantes a utilizarem as vivências do EUV para desenvolver um projeto para sua comunidade, transformando-o em agente de transformação social. Esta edição, na Bahia, o projeto conta o patrocínio das RTE RODONAVES e realização da Origem Produções.
Sobre o “Era Uma Vez…Brasil”
O “Era uma Vez… Brasil” é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos e professores envolvidos, por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais. Estimular a compreensão dos alunos sobre a história do Brasil e seus reflexos atuais é o objetivo central da proposta. “
Seguimos com nosso trabalho de contraponto ao sistema estabelecido, oportunizando uma formação de qualidade aos professores de História, para que os estudantes tenham acesso ao conhecimento de todos os fatos que envolvem a construção da sociedade brasileira. E, também, para que esse conhecimento seja construído de maneira agradável e significativa, favorecendo a formação de cidadãos críticos e responsáveis por seu papel social”, comenta Guilherme Parreira, coordenador pedagógico do projeto.
As etapas
O ‘Era Uma Vez… Brasil’ é dividido em quatro etapas e abrangerá mais de cinco mil estudantes, de seis cidades no País, nos Estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco. A primeira etapa, “Fatos Históricos”, incluiu a qualificação dos professores de História e a realização de mais de 24 Encontros de Formação, mesclando encontros virtuais e presenciais, propondo novas abordagens para o ensino da disciplina, incluindo vivências Indígenas e Afro-brasileiras, em localidades próximas à cidade. O objetivo é proporcionar que os docentes conheçam, a partir do relato dos próprios povos, qual é sua história, suas lutas, seus costumes etc., a fim de desconstruir mitos e enriquecer a bagagem de conhecimento.
Nas aulas, os professores podem trabalhar e praticar o ensino da disciplina por meio de ferramentas como História em Quadrinhos e o Audiovisual. E, a partir disso, é proposto que cada aluno desenvolva um trabalho sobre cada tema, que será utilizado para a seleção dos participantes da Segunda Etapa – Campus. Os trabalhos diferenciados de HQ serão publicados em um livro coletivo, que posteriormente será distribuído em diversas instituições do Brasil e de Portugal.
A já tradicional e mais esperada Segunda Etapa, o “Campus”, é o grande destaque para os estudantes. No período de férias de janeiro de 2022, os selecionados farão o ‘acampamento cultural´, em seus respectivos estados, com uma imersão às diferentes linguagens artísticas, participando de oficinas de Audiovisual, para que construam coletivamente filmes de curta-metragem sobre a temática “O Povo Brasileiro”, entre outras vivências culturais acerca das matrizes Afro e Indígena. Os alunos que mais se desenvolverem ao longo dessa semana serão selecionados para a terceira etapa.
A terceira etapa é o “Intercâmbio Cultural”, com a viagem propriamente dita. Serão 10 dias em Lisboa – Portugal, vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a Família Real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808, e que tem como base o livro “1808”, de Laurentino Gomes. Além das visitas a castelos, palácios, museus, bibliotecas e centros culturais, o grupo de adolescentes apresentará os curtas-metragens produzidos na segunda etapa do projeto e divulgar o livro de HQs junto às escolas e demais locais visitados.
Introduzida desde 2019, a Quarta Etapa – “Era uma vez… Comunidade” será realizada após o retorno dos participantes do intercâmbio cultural. A ideia é estimular os participantes a utilizarem o conhecimento adquirido ao longo do ano para apresentar um projeto que, adaptado à realidade de cada um, impacte a comunidade onde vivem, seja da rua, do bairro ou da cidade. Assim, por meio da continuidade, promoverá ações de pertencimento comunitário e cidadania e dará a cada estudante o poder de ser um agente de transformação social também para outras pessoas.
Texto e foto: Origem Produções