Projeto garante maior qualidade da alimentação escolar

03 de nov de 2008 - dev

Gestores, professores e coordenadores regionais da rede municipal de ensino conheceram o Projeto de Reorientação do Programa de Alimentação Escolar, fruto da parceria entre Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) e UFBA. O projeto oferece um curso de especialização para nutricionistas, que vão atuar na supervisão da quantidade e qualidade da alimentação escolar, de modo que esteja adequada para o desenvolvimento cognitivo do aluno. A apresentação aconteceu na sexta-feira (31), no CMEI Cid Passos, e reuniu cerca de 200 pessoas.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer as recomendações do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) para uma alimentação de qualidade e ainda os avanços da rede de ensino do município, referente ao assunto. Com a finalização do curso, Salvador deve contar com pelo menos um nutricionista por Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A infraestrutura dos locais de armazenamento já estão dentro dos padrões de segurança da Vigilância Sanitária e a rede municipal dispõe ainda de veículos de transporte exclusivos para a merenda escolar.

A coordenadora de alimentação escolar do município, Tatiana Chaves, aproveitou a ocasião e destacou as principais propostas e metas da SMEC para 2009. Ela afirmou que a rede vai contar com um número ainda maior de nutricionistas e técnicos administrativos, além da reestruturação do sistema operacional e ampliação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Também apresentou uma novidade: a criação do Selo de Qualidade de Alimentação Escolar, uma forma de controlar e incentivar os distribuidores a fornecerem um produto adequado e saudável para os alunos.

Chaves afirmou também que será criado o Núcleo de Controle de Qualidade, composto por profissionais da área, como nutricionistas, integrantes do CAE, Vigilância Sanitária e da Secretaria de Agricultura.