Projeto Hip Hop na Escola agita unidade no Bairro da Paz

17 de set de 2015 - Jornalismo

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz participaram de uma oficina cultural sobre o Hip Hop. O Projeto Hip Hop na Escola, realizado em parceria com o Grupo Casulo Produções Culturais, ofereceu aos estudantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o movimento e suas diversas vertentes. As atividades se estenderam por quatro dias e, durante os encontros, foram abordados aspectos históricos do estilo que influencia culturalmente milhões de pessoas em todo mundo.
Além da música e da dança, a oficina tratou sobre o grafismo – arte de rua que é uma das vertentes do Hip Hop. Para a vice-diretora e coordenadora pedagógica da unidade, Ana Patrícia da Silva, “o encontro serviu para desmistificar a visão que se tem sobre o Hip Hop. Ficou claro, através das manifestações culturais envolvidas, que a cultura musical contribui para a paz e desperta valores familiares, como o companheirismo e respeito a natureza”. Durante encerramento, os alunos grafitaram o muro interno da escola com diversas mensagens e gravuras. A gestora destacou também o grande interesse da comunidade pelo evento.

Sobre – O Hip hop é um movimento cultural iniciado durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Quatro pilares essenciais foram estabelecidos na cultura hip hop: o Rap, o DJing, a breakdance e o graffiti. No Brasil, vários grupos representam a cultura, a exemplo de Zulu Nation Brasil, Casa Hip Hop, dentre outros.