Projeto Judô nas Escolas entrega quimonos a alunos da E.M. Nossa Senhora de Nazaré

31 de mar de 2023 - Jornalismo

Sessenta alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Liberdade, receberam nesta sexta-feira (31) o quimono a ser utilizado nas aulas de judô. A distribuição da vestimenta foi realizada em um evento especial que contou com a participação das famílias e de representantes da Organização de Auxílio Fraterno (OAF). De acordo com o judoca Maicon França Moreira, coordenador do projeto Judô nas Escolas, uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (Smed) com a Federação Baiana de Judô (Febaju) foram realizadas atividades recreativas e “dia da beleza” para os familiares, como corte de cabelo, estética feminina, entre outros.

“As aulas são ofertadas no turno oposto ao do ensino regular, mas temos uma turma no matutino que se inicia logo após o término das aulas e pretendemos organizar uma nova turma no final das aulas vespertinas. Com isso, damos oportunidade aos estudantes que têm algum empecilho para a prática do judô no contraturno”, diz Moreira. Atualmente, na unidade de ensino, são cinco turmas da modalidade esportiva: três no período da manhã e duas à tarde. São alunos entre 4 e 10 anos. “Nosso trabalho é inclusivo, temos alunos com síndrome de down, autismo, TDAH”, diz. As aulas são dinâmicas, com momentos lúdicos para estimular os alunos. Nesse sentido, o projeto prevê atividades como o Dia do Herói, o Dia da Fruta, aulas em família, entre outras. “E o judô trabalha aspectos como a coordenação motora, autoconfiança, concentração, trazendo benefícios não apenas físicos”, explica França.

A gestora da unidade de ensino, Rosemy Teixeira, destaca a importância dos esportes no contexto escolar. “A prática esportiva, de modo geral, possibilita o desenvolvimento físico e mental das crianças. Quando soubemos que a Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré iria participar do Projeto de Judô, ficamos felizes já que o Judô trabalha aspectos físicos, intelectuais e sócio emocionais, como a paciência, o autocontrole, a sociabilidade, o respeito ao próximo, a disciplina, e a responsabilidade”, defende. Segundo ela, o evento de entrega dos quimonos, representou um momento especial e de importante representatividade. “O fato de as crianças já treinarem com o quimono promove uma maior entusiasmo e até sensação de pertencimento àquela prática esportiva. Foi um dia alegre, festivo, tanto para os alunos, pais e a escola em geral. Agradeço a Smed por essa belíssima ação”, diz Rosemy.

O professor Maicon revela que os alunos já participarão de um festival de judô no dia 29 de abril. Trata-se do Circuito Kids, promovido pela Febaju. “Neste evento, todos recebem a medalha de ouro. E para participar é necessário que o estudante tenha 90% de presença tanto nas aulas do esporte, quanto nas classes escolares”, frisa. Lançado em meados de 2022, o projeto também é desenvolvido na Escola Municipal Fazenda Grande II Ministro Carlos Santana, onde atende cerca de 120 alunos. “Lá, já estamos montando uma equipe de competição e treinando com esse objetivo”. A ideia é participar de um evento competitivo em junho deste ano.