Projeto Lego nas escolas municipais

16 de set de 2008 - dev

Professores da rede municipal de ensino participaram, durante toda semana (8 a 13 de setembro), das aulas de capacitação do Projeto Lego de Educação Tecnológica, em parceria com a Secretária Municipal da Educação e Cultura (SMEC). O programa de incentivo à Ciência e Tecnologia é voltado às instituições de ensino convidadas pela LEGO Educacion que desejam incentivar o estudo por meio da robótica Educacional.

Cerca de 100 professores de Matemática e Tecnologia da rede municipal se dividiram em quatro turmas para desenvolverem as atividades de organização das maletas de robótica, identificando as peças e conhecendo o programa de informática. Ao longo da semana, os professores “quebraram a cabeça” para a montagem do objeto final e identificaram os conteúdos utilizados como matemática, geografia e ciências, dentre outras disciplinas.

Segundo o orientador da LEGO, Adriano Gifoni Cruz, o projeto é uma maneira de estimular o aluno a aprender brincando. “A partir do momento em que a criança parte para construir por meio lúdico e do raciocínio lógico, ela começa a ver o resultado da produção que ele mesmo fez”, explica.

Na sexta-feira (12), foram apresentados os projetos realizados pelos professores participantes. A elaboração de uma torneira com sensor, uma esteira de seleção de peças, um sistema para simulação do eclipse e um brinquedo radical fizeram parte das apresentações, além de um robô que fecha os olhos quando a luz apaga. Todos foram elaborados com sensores e com as peças da maleta Lego.

O diretor-presidente da Lego Educacion, Marcos Weslwy, destacou que Salvador passa a fazer parte de um grupo de 40 cidades brasileiras que adotam o projeto. “Este projeto está presente em cerca de 2 mil escolas, sendo que 75% são rede pública de ensino”.