Estudantes da Escola Municipal de Periperi (GRE Subúrbio II) vivenciaram um dia diferente no início deste mês, quando o grupo participou de uma aula de campo na Ilha de Maré. O Projeto ‘Do Continente à Ilha de Maré’ teve como objetivo estimular, desenvolver e promover estudos e atividades dos elementos históricos e culturais da ilha, debatendo a história dos moradores, além de desenvolver o prazer pela pesquisa, leitura e construção de textos.
“A ideia surgiu a partir da necessidade de vivenciar aquilo que trabalhamos em sala de aula, com as disciplinas culturais baianas, Geografia e História. A abordagem ocorreu levando em consideração os aspectos ambientais trabalhados em Geografia, já que a ilha é um lugar onde a relação da comunidade é direta e muito importante”, relatou o professor de Geografia Rosenilton Cunha.
A diretora da unidade de ensino, Fernanda Nunes ressaltou a importância desse tipo de atividade para os alunos aprenderem um pouco mais sobre a história do lugar e suas peculiaridades. “No aspecto histórico, por ser uma comunidade quilombola, trabalhamos a questão da identidade dos adolescentes. No caso da cultura baiana, por serem comunidades tradicionais, mostramos um pouco sobre o modo de vida deles, que é tão particular”.
O grupo de 20 alunos do 7º ano fez uma caminhada pela localidade onde observou os aspectos ambientais e sociais do lugar, como a relação com o meio ambiente. Eles puderam perceber como a sobrevivência dos moradores locais depende de um ambiente saudável.
Apesar de já ter ido à Ilha em outras ocasiões, a aluna Jessica Souza dos Santos, de 14 anos, gostou de ter voltado ao local, agora com um olhar mais crítico e observador. “Eu já tinha vindo a Ilha e achei um lugar muito bonito, mas agora pude observar melhor o ambiente, conheci outros lugares. Percebi algumas áreas poluídas e através dessa observação aprendi a cuidar ainda mais do local onde a gente mora”, relatou.
O professor Rosenilson finalizou observando que, para os estudantes, a experiência gerou resultados positivos. “Essa vivência foi bastante enriquecedora. Os alunos ficaram encantados com a oportunidade de vivenciar in loco tudo aquilo que viram nos livros e na sala de aula. Uma experiência que marcou de forma positiva a aprendizagem destes estudantes”.
















