Projeto “Nas asas da literatura, cada história é uma aventura!” desperta leitores no Cmei Castro Alves

23 de jan de 2018 - Jornalismo

Despertar o leitor de cada criança foi um dos objetivos do projeto “Nas asas da literatura, cada história é uma aventura!”, desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castro Alves, pela pedagoga Adriana Rodrigues. Direcionado ao grupo 5A, o trabalho contou com etapas que envolveram os demais grupos da escola, como apresentações, a “Biblioteca Amiga’’, contação de histórias e a Feira do Livro, e resultou em muitas descobertas, conhecimentos e proporcionou, principalmente, o incentivo à leitura.

Para finalizar o projeto, a turminha apresentou em dezembro uma peça teatral adaptada do livro “FLICTS”, do escritor infantil Ziraldo, e um musical para as famílias e comunidade escolar. Porém, as surpresas foram muitas, o projeto ultrapassou os muros da escola e com a parceria da editora “Dentro da História”, os alunos da professora Adriana criaram os seus próprios personagens no computador, que foram inseridos em um livro exclusivo com cada criança fazendo parte da história da Turma da Mônica.

Além do livro, as famílias e crianças receberam também uma mensagem especial de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. “Vale salientar a alegria e participação das crianças no decorrer do projeto, avançando em todas as áreas de conhecimento principalmente na leitura onde a maioria saiu silábico-alfabético e alfabético”, frisa a professora.

Despedida dos Grupos 5

O Cmei Castro Alves realizou, em dezembro, a festa de despedida dos grupos 5A e 5B. A festa ocorreu no auditório do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), com direito a sessão de cinema, com o filme “Uma Infância Feliz!” – uma retrospectiva de tudo que as crianças vivenciaram durante o ano letivo.

De acordo com a diretora do Cmei, Cristiane Giffoni, a produção do evento contou com a parceria da Empresa Órbita 3D. As professoras Adriana Rodrigues, Ana Lúcia Magalhães e Simone Ribeiro produziram os filmes e ensaiaram um número musical com as crianças. Finalizando a festa com tapete vermelho, muitos clicks, pipoca, bolo, doces e muita emoção.