Projeto “Pequeno Cidadão”: Escola Municipal Julieta Viana leva alunos para fazer carteira de identidade

20 de nov de 2018 - Jornalismo

Trinta e oito crianças da Escola Municipal Julieta Viana, situada na Caixa D’Água, acompanhadas de pais, mães ou responsáveis, estiveram no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para solicitar a emissão da primeira via da Carteira de Identidade, assinando de próprio punho o documento. A ação foi realizada no âmbito do projeto “Pequeno Cidadão: Eu, pequeno cidadão, em casa, na escola e na vida, como posso colaborar?”, desenvolvido pela escola com as turmas do grupo 5.

O projeto tem como objetivo principal desenvolver nas crianças a autonomia e a identidade. Ao longo do ano, foram desenvolvidas atividades com temáticas de identidade, família, alimentação, meio ambiente, entre outras. “Esse momento é de muita importância, nós estamos desde o começo do ano ensinando essas crianças a importância de saber ler, escrever e de ser participativo dentro de sua comunidade. E hoje os trouxemos aqui para mostrar como o que aprendemos em sala de aula vai ser significativo em toda trajetória de vida deles e da importância de ser uma pessoa ativa no exercício da cidadania, disse Débora Tainan Santana, coordenadora pedagógica da escola.

Os alunos foram recebidos pela equipe do SAC com muita alegria e descontração, o espaço foi ambientado com bolas de assoprar e uma mesa cheia de guloseimas de forma com que as crianças se sentissem em um local de diversão e tranquilidade. As crianças passaram pela triagem para conferência dos documentos de identificação. Em seguida, colocaram a assinatura no documento e, por meio da coleta de impressões digitais, eles encerraram a etapa de identificação exigida pelo órgão.

“A Carteira de Identidade é o documento emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado e para todos os cidadãos nascidos e registrados no Brasil, bem como para todos os filhos de brasileiros que tenham nascido no exterior. Essas etapas de identificação a que foram submetidas as crianças são necessárias para que elas possam ver como é emitido esse documento e para elas já aprenderem o quanto ele é importante”, salientou Reinê da Silva Barreto, gerente do SAC polo da região.

Serviço – Crianças a partir de zero ano de idade pode obter o RG. Para solicitar a Carteira de Identidade é preciso que os pais compareçam ao SAC com a criança e estejam devidamente documentados com 2 fotos 2×3 recentes e iguais; Certidão de Nascimento da criança (original e cópia sem rasuras e rasgos), CPF original da criança (se houver) e quiser que seja impresso no RG e RG original dos pais ou responsáveis. A emissão da primeira carteira de identidade é gratuita.