Projeto Salvador Speak English avança na rede pública de ensino

29 de jul de 2014 - dev

Beneficiando 35 mil alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal, o projeto Salvador Speaks English tem por objetivo reforçar o ensino da língua inglesa com foco na conversação, apoio ao professor e uso de tecnologias. Lançado pela Secretaria de Educação (Smed) em parceria com a Cultura Inglesa no inicio do ano letivo, o projeto conta com 110 professores distribuídos pela rede, que passaram por capacitação para a realização do projeto.

A Escola Municipal Joir Brasileiro, localizada no bairro de Brotas, é uma das contempladas pelo programa. Na instituição as aulas acontecem três vezes por semana e contam com o auxílio de material didático impresso que tem os conteúdos divididos em duas etapas, além de fantoches como recurso lúdico para as explicações, CD e DVD.

De acordo com a responsável pelo projeto na escola, a professora Conceição Rita, os alunos estão evoluindo gradativamente e demonstram bons resultados em sala. “Para o professor é um ganho enorme, pois nós temos de nos esforçar, estudar e aprimorar nosso método de ensino para conseguir bons resultados com alunos de uma faixa etária tão baixa”, salientou.

A Joir Brasileiro é referência de ensino na rede municipal e atende a cerca de 380 crianças do Fundamental I e II. Para aprimorar o ensino da língua inglesa, a escola desenvolve, entre todas as turmas, aulas de teatro, coral e uma versão do programa Soletrando, todos adaptado ao ensino do idioma estrangeiro.

A instituição conta com laboratórios de informática e ciências, além de oferecer aulas de inglês e espanhol para turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Para o mês de outubro, Conceição Rita prepara os alunos para a comemoração dos 40 anos da instituição, quando será apresentada uma peça de teatro encenada pelos estudantes.