Projeto ‘Xixi na rua, não’ chega às escolas

12 de jan de 2010 - dev

“Toda escola deveria ter essas palestras, eu mesma vou chamar atenção se ver alguém fazendo xixi na rua, até mesmo o meu pai”, revela Tainá Silva Santos, aluna do 7º ano da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, onde, na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito João Henrique e o secretário da Educação Cultura Esporte e Lazer (Secult), Carlos Soares, convidaram a comunidade escolar a participar do projeto ‘Xixi na rua, não’.

O coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, Manoel Calazans, a presidenta da Fundação Cidade Mãe, Sydney Nely, a professora Maria Paquelet, além do corpo docente da unidade, alunos, autoridades e imprensa, marcaram presença no evento de lançamento da ação.

O prefeito falou sobre essa tomada de iniciativa e o porquê de começar pelas crianças. “Nós conversamos com a Polícia Civil e por ela foi solicitado que colocássemos mais 50 bainheiros em lugares onde o ato de fazerem xixi nas ruas é grande, como no Pelourinho, Comércio e Barra, nos foi solicitado também pela mesmo que trabalhássemos com uma conscientização nas escolas”, detalhou João Henrique.

Junto ao prefeito João Henrique, o secretário Carlos Soares tomou a iniciativa de implantar o projeto de conscietização nas escolas, que aborda tanto a questão da sujeira por conta do ato, quanto a necessidade de preservação dos monumentos históricos e a não depredação dos banheiros públicos, que também são graves problemas que precisam ser combatidos com a educação.

“As crianças são o nosso futuro. Quando tivemos os projetos de disseminação com os cuidados da dengue, os alunos tomaram à frente, abraçaram a causa e fizeram um belíssimo trabalho. E agora, com certeza, não será diferente”, destacou Carlos Soares.

O coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, Manoel Calazans, explica como o trabalho será realizado com as crianças. “O trabalho tem que ser direto e de maneira lúdica, trabalhando com a criatividade delas. Vamos promover um concurso de tirinhas, em que os alunos vão criar histórias sobre a conscientização para que não façamos mais xixi nas ruas”, disse.

Durante o evento, a professora Maria Paquelet ministrou a palestra “Área pública não é ‘privada” para os estudantes. Para finalizar, o secretário agradeceu a toda a sua equipe e a presença da comunidade, destacando que irá proporcionar mais projetos como estes nas escolas da rede e João Henrique falou sobre a expectativa do resultado da campanha: “A Salvador de hoje depois desse projeto será mais educada no amanhã”, concluiu o prefeito.