Projetos de arte e educação mobilizam alunos municipais

14 de set de 2012 - dev

Mais de 250 alunos da Escola Municipal Madre Judite, no Alto da Bola na Federação, receberam, nesta terça-feira (11), a equipe do Centro Municipal de Arte, Educação e Cultura Mário Gusmão com o Projeto “Mário Gusmão vai às Escolas”. A ação teve início com os alunos de toda a escola reunidos no pátio para assistirem uma apresentação de fantoches que abordou o tema da Secult 2012: “Aprendizagem compromisso de todos”, o bullying e reforçou a importância da arte no processo de ensino aprendizagem.

Em seguida houve uma performance coreográfica representando as linguagens artísticas do Ceart como literatura, dança, música, artes visuais e teatro. As apresentações são feitas pelos próprios professores do Centro de Artes. Após as apresentações os alunos retornaram para as salas de aula onde receberam uma das oficinas de artes. Ao final, todos se reuniram no pátio da unidade para apreciarem as atividades realizadas em cada turma.

Na quinta-feira (13), a escola contemplada foi a Escola Municipal Carlos Onofre, na Federação onde os alunos vivenciaram o fazer artístico-pedagógico através das oficinas oferecidas aos 220 alunos da unidade. Nesta sexta-feira (14), o Ceart estará recebendo os professores participantes do Projeto “Escolas Vem ao Mário Gusmão” Formação artística. Este é o quarto encontro de um total de oito. Os professores inscritos participarão da oficina de dança ministrada pelas professoras, Viviane Bastos e Adil Araújo.

“A formação dos professores tem sido uma experiência muito rica para nós do Ceart. Aescolha da Lei 10.639/03 como tema dessa formação tem colaborado para o aprimoramento da nossa prática e valorização da cultura afro-brasileira”, afirma a professora Viviane Bastos.