Projetos inovadores beneficiam mais de cinco mil alunos da rede

27 de nov de 2012 - dev

O teatro da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) foi palco para uma manhã repleta de ações voltadas para a educação nesta terça-feira (27). A cerimônia marcou o encerramento dos Projetos Inovadores para Educação Básica (Piceb), desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com a Uneb, ao longo de 2012, que capacitou profissionais da área e beneficiou mais de cinco mil alunos.

Participaram do evento a coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap) da Secult, Gilmária Cunha; a coordenadora de Ações Socioeducativas da Secult, Cinthia Carvalho; do pró-reitor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Uneb, Marcelo Ávila; além de diversos profissionais e alunos que receberam o certificado dos cursos e oficinas realizadas pelo projeto e dos alunos eleitos como Embaixadores da Paz.

Para a coordenadora do Cenap, Gilmária Cunha, a realização do Piceb foi um grande desafio que deu certo. “Nós estamos sempre buscando trazer projetos inovadores para promover a inclusão dos nossos alunos. Com o Piceb desenvolvemos quatorze projetos que deram resultados bastante positivos. Nossa meta é dar continuidade ao projeto em 2013 e a esta parceria que deu muito certo”, conclui.

“Todos estão de parabéns pela realização destes projetos que só trazem benefícios para os profissionais e principalmente para os estudantes. A nossa vocação é a educação”, afirma o pró-reitor da Uneb, Marcelo Ávila, ao falar sobre a parceria com a Secult.

Entre os cursos e oficinas oferecidos nos projetos estão formação de jovens líderes do ensino fundamental nos anos finais; mediando conflitos nas escolas; capacitação dos profissionais que elaboram merenda escolar; capacitação dos instrutores das fanfarras municipais; formação de professores em educação inclusiva; rodas de conversa; atendimento a deficiência intelectual, surdez, transtornos globais do desenvolvimento, autismo e atendimento educacional especializado.

A programação do evento incluiu apresentação de fanfarras da rede municipal e de parte da peça Os Capitães da Areia, em homenagem ao centenário de Jorge Amado, uma das três montagens produzidas por meio do Piceb. As outras duas montagens foram O Gato Malhado e Andorinha Sinhá e A Bola e o Goleiro.