ProJovem em Salvador atinge 8.602 pessoas

21 de ago de 2006 - dev

ProJovem em Salvador atinge 8.602 pessoas

Desde julho de 2005, foram matriculados no ProJovem, em Salvador, 8.602 pessoas. Dentre as 27 cidades brasileiras onde o programa foi implantado em 2005, a capital baiana foi a primeira a iniciar o curso de capacitação. Direcionado para jovens de 18 a 24 anos que terminaram a 4ª série e não concluíram a 8ª série do Ensino Fundamental, sem vínculo formal de trabalho, o ProJovem tem como princípios básicos a elevação da escolaridade, qualificação profissional e execução de ações de interesse social.

Em Salvador, professores do Ensino Fundamental com curso de graduação, educadores profissionais e assistentes sociais foram capacitados para integrar a equipe de trabalho do ProJovem. A realização do programa na capital baiana é uma parceria entre a prefeitura e o governo federal. Os alunos cumprem uma carga horária de 1.200 horas presenciais, além de 400 horas a distância. Um estágio profissionalizante integra as atividades realizadas. Os alunos também participam do Plano de Ação Comunitária, que tem a finalidade de orientar o engajamento dos jovens em ações construtivas de interesse público. O subsecretário municipal da Educação e Cultura, Weslen Moreira, informa que está garantida a formação dos 600 alunos da primeira turma do ProJovem, ainda este mês.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem) integra o conjunto de iniciativas da Política Nacional de Juventude do Governo Federal, coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República.

O secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, afirma que o número de alunos atendidos pelo ProJovem, somados ao Programa Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado e ao Telecurso, faz de Salvador “a cidade brasileira com o maior alcance de políticas públicas voltadas para a educação de jovens e adultos”. O Programa Salvador Cidade das Letras (que consiste na alfabetização e profissionalização de jovens e adultos) bateu o recorde nacional de inscrições do Programa Brasil Alfabetizado, com cerca de 20.000 alunos matriculados.

Aulas de informática

No começo da atual gestão, apenas 50 escolas contavam com laboratórios de informática. Atualmente, 144 unidades escolares da rede municipal de ensino têm laboratórios de informática nas suas dependências. Todas as 365 unidades da rede municipal de ensino, desde janeiro deste ano, estão conectadas à Internet, via banda larga, para finalidades administrativas.

Com relação às escolas onde funciona o Programa ProJovem, são 63 unidades escolares. Deste total, os computadores do ProJovem, adquiridos pelo governo federal, estão instalados em dez escolas. E em outras 20 unidades de ensino, os laboratórios de informática da rede municipal são utilizados pelos alunos do ProJovem.

Também serão incorporadas ao programa mais 24 escolas. Dentro do prazo previsto para o começo das aulas das novas turmas (outubro de 2006), todas as escolas do ProJovem contarão com estrutura necessária para os cursos de informática. A instalação dos computadores é responsabilidade da empresa contratada pelo governo federal.

A primeira remessa de computadores chegou em Salvador no final de maio passado. Mas os prazos para adequação da infra-estrutura e instalação eram exíguos.