ProJovem Trabalhador oferece cinco mil vagas

11 de ago de 2009 - dev

Estão abertas as inscrições para o ProJovem Trabalhador. O Governo Federal e a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) oferecem cinco mil vagas para cursos de profissionalização em mais de 30 áreas do mercado de trabalho. O programa tem duração de seis meses, vai disponibilizar todo material didático e lanche, além de um auxílio mensal de R$ 100,00.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site www.projovemtrabalhador.salvador.ba.gov.br e reunir os documentos: certidão de nascimento, carteira de trabalho, comprovante de renda familiar e histórico e escolar. A documentação deverá ser entregue, nos dias 13 e 14 de agosto, nos postos de inscrições, relacionados no site acima.

Para adquirir uma vaga no programa, o participante deve ter entre 18 e 29 anos, ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental ou médio e a família ter renda mensal per capita de, no máximo, um salário mínimo. Mas o critério mais importante para garantir uma vaga é estar desempregado e em estado de vulnerabilidade social.

Segundo a coordenação do ProJovem, no mínimo 30% dos participantes que concluírem o curso já estarão garantidos no mercado de trabalho. O motivo é que a Secult firmou parceria com empresas públicas e privadas, que vão oferecer empregos formais e estágios a esses jovens, após conclusão dos cursos. E ainda tem aqueles que podem trabalhar como autônomos, já que serão oferecidas aulas de manicure, pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador.

Os cursos estão distribuídos nas áreas de administração, comunicação, marketing, esporte, serviços domiciliares e pessoais. Alguns deles são: auxiliar de escritório, almoxarife, arquivista, Office boy, fotógrafo, operador de rádio, editor de jornal popular, animador de eventos, monitor de esporte e lazer, porteiro, faxineiro, serviços gerais, cozinheiro, entre outros.