Re-significando Sabores certifica 400 mulheres em Salvador

14 de dez de 2011 - dev

Quatrocentas mulheres, participantes da oficina de lanches comerciais do Projeto Re-significando Sabores, foram certificadas nesta quarta-feira (14), em cerimônia realizada no auditório da Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris. Realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Secult), por meio do Fundo para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), em parceria com o Senac, o projeto é direcionado às mães de alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), merendeiras e profissionais de serviços gerais.

De acordo com a gestora do Fiema, Juçara Rosa, além de capacitar as mulheres da comunidade escolar, o projeto serve de estreitamento da relação entre escola e família. “Não podemos deixar de entender essas mulheres como educadoras. As oficinas são também uma oportunidade de refletir e analisar sobre a vida do educando, criando uma aproximação das mães com o ambiente escolar”, considerou.

Além de aprenderem a preparar lanches comerciais, como coxinhas, empadas e pastéis, as mulheres recebem noções de empreendedorismo, higiene e segurança alimentar. “A nossa intenção é torná-las capazes de empreender, de modo a utilizarem os conhecimentos adquiridos através das oficinas, para ingressarem no mercado formal de trabalho. Isso é valorização da autoestima e beneficio, tanto para a sociedade, quanto para o núcleo familiar”, afirmou a gestora do Fiema.

A profissional de serviços gerais Niele Santos, 23, disse que a oficina é um incentivo para buscar outros cursos no Senac. “O projeto foi muito proveitoso, pois através dele pude conhecer uma nova atividade. Hoje eu sei que, se um dia me faltar emprego, eu poderei viver de outra coisa e, por isso, tenho buscado por outros cursos nessa área”, afirmou.