Rede municipal de ensino inicia ano letivo

23 de fev de 2012 - dev

O ano letivo na rede municipal de ensino foi iniciado nesta quinta-feira (23). Apesar da baixa freqüência de alunos, o que já era previsto pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) por conta do pós-Carnaval, as 426 escolas da rede iniciaram o dia preparadas para dar boas vindas aos 140 mil alunos matriculados. Assim como as comunidades escolares, os alunos também estavam ansiosos pelo retorno às aulas.

É o caso de Edilson Pereira, 12 anos, aluno da Escola Municipal Osvaldo Cruz, no Rio Vermelho, que acordou cedo e com muita energia para voltar às aulas. “Eu estava com muita saudade da escola e agora que as férias acabaram eu vou estudar muito para alcançar meu objetivo que é ser advogado”, comemorou.

Este sentimento também foi compartilhado pelos técnicos da Secult e pelo secretário João Carlos Bacelar, que visitou algumas escolas para dar pessoalmente as boas vindas aos estudantes. “Este ano será de grandes conquistas para a rede municipal. A Educação é prioridade em Salvador e nosso trabalho é voltado para a melhoria da qualidade do ensino, oportunizando chances educacionais iguais para todos os nossos alunos”, destacou.

Bacelar anunciou que em 2012 a Prefeitura do Salvador, por meio da Secult, irá investir R$ 740 milhões na rede municipal e que uma das prioridades é a recuperação da rede física escolar. “Assim como no ano passado, a nossa prioridade maior será o pessoal. Regularizamos os salários de toda a rede e essa meta continua este ano. Em seguida, vamos continuar priorizando a melhoria das estruturas das escolas”, disse.

Reestruturação – Cerca de 70 unidades de ensino estão atualmente em reforma e devem ser entregues a partir de abril. Além dessas, 138 unidades devem iniciar reforma na próxima segunda-feira e outras 61 escolas estão em fase de licitação e devem entrar em reforma a partir de março. “Além dessas reconstruções, construiremos 15 novas escolas este ano”, assegurou Bacelar.

Na próxima segunda-feira (27), a Secult dará início a série de reinaugurações prevista para 2012 com a entrega de duas escolas completamente recuperadas. As unidades que serão reinuaguradas são o Centro Municipal de Educação Infantil Baronesa de Sauípe, na Ribeira, e a Escola Municipal União, Caridade e Abrigo, na Boca do Rio.