Rede Municipal implanta Central de Regulação do Ensino

23 de jan de 2008 - dev

O ano letivo de 2008 na rede municipal de ensino de Salvador terá uma novidade: a implantação da Central de Regulação do Ensino Municipal. A Central, que funcionará na Fábrica do Saber (Avenida Antonio Carlos Magalhães, n 881), será inaugurada no dia 24 de janeiro, às 17 horas. Trata-se de um sistema de monitoramento da educação da rede municipal, tendo como foco o aluno.

A proposta parte de um sistema automatizado que possibilitará um cadastro único de dados dos estudantes da rede, partindo da proposta curricular de cada unidade escolar, segmento e série, até o desempenho acadêmico dos estudantes, monitorado a cada bimestre, bem como os dados psico-sociais, que permitirão o conhecimento acerca de aspectos extracurriculares, que de alguma forma interferem na vida escolar dos alunos.

“Esta ação atenderá da Educação infantil à Educação de Jovens e Adultos. Além de um monitoramento focado no aluno, o sistema também realizará diagnósticos periódicos dos resultados, permitindo ações de correção de desvios, intercâmbio de atividades bem sucedidas entre as escolas e ainda a proposição de cursos de formação continuada dos profissionais da educação, tendo um caráter estratégico, ou seja, as ações e investimentos serão direcionados para atendimento às demandas detectadas”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva.

A Central contará com uma equipe de 30 coordenadores pedagógicos, 20 professores especialistas e também estagiários que atuarão como agentes sociais de educação, realizando a articulação entre a escola e a família do aluno.

Os coordenadores pedagógicos serão responsáveis pelo
cruzamento de dados que permitirá uma avaliação do desempenho de todos os alunos da rede municipal e apoio ao trabalho dos professores, através de estudos e devolutivas, detecção de atividades bem sucedidas e disseminação inter-escolas e apoio nas atividades complementares.

Já os professores que atuarão no sistema de regulação terão a incumbência de elaborar uma série de exames para as escolas, tendo como finalidade mensurar o aproveitamento acadêmico dos alunos.

A proposta da Secretaria é uma estratégia contextualizada com o novo modelo educacional brasileiro que focaliza a necessidade de monitoramento e avaliação, através de indicadores que sirvam de base para a tomada de decisão em tempo hábil, com competência e efetividade.