Rede municipal preparada para matrícula de 2009

01 de out de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) já está preparada para a efetivação das matrículas do ano letivo de 2009. Em 2008, a rede municipal de ensino cadastrou cerca de 170 mil alunos pela matricula informatizada e a SMEC espera atender um número ainda maior de estudantes para 2009, já que a maioria das escolas foi revitalizada. Para garantir um atendimento eficiente, foram informatizadas as 411 unidades de ensino e capacitado todo o quadro de funcionários.

Assim como nos três anos anteriores, os pais e responsáveis gastarão, em média, 15 minutos para garantir uma vaga para seus filhos. Os responsáveis pelos alunos podem efetuar a matrícula em qualquer escola da rede municipal. Ou seja, se um aluno desejar estudar em uma escola em Cajazeiras, por exemplo, o responsável pode realizar a inscrição em qualquer uma das 411 unidades da rede, independentemente do bairro em que ele esteja no momento de fazer a matrícula.

Informatização

Em 2004, apenas 46 escolas tinham laboratórios de informática com acesso à internet. Atualmente, toda a rede está informatizada e 174 unidades já possuem laboratórios, cada um com cerca de dez computadores e internet banda larga. Recentemente, o município recebeu 32 novos laboratórios do MEC, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, que já estão sendo instalados nas unidades de ensino. Segundo a SMEC, a meta é que até o fim do ano todos estejam em funcionamento, o que significa mais de 50% da rede com salas de informática.

A Secretaria da Educação informou que, devido à informatização do processo de inscrição dos alunos, há três anos foram extintas as filas que os responsáveis pelos alunos enfrentavam para conseguir uma vaga numa escola. Segundo a SMEC, a Matrícula Informatizada Social deu dignidade aos pais, já que até 2005 era comum a presença de grandes filas nas portas das escolas, fazendo com que o cidadão se sujeitasse a enfrentá-las por mais de um dia seguido.