Rede Municipal promove debate sobre discriminação racial

21 de mar de 2012 - dev

Em comemoração ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) de Cajazeiras, Liberdade e Subúrbio I, realizaram o Seminário “Ideologia: Branquidade, Mestiçagem e Negritude”, na tarde desta terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

A atividade contou com a participação de professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino que refletiram e discutiram sobre a temática. O seminário também debateu as Leis 10.639 e 11.645 que tratam da obrigatoriedade do tema “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo das escolas públicas do país.

A professora Marta Alencar debateu sobre a ideologia da branquitude; a professora Gicélia da Cruz sobre a negritude e o professor Magno Santos falou sobre a mestiçagem.

Durante a noite, a partir das 19h, a Escola Vivaldo da Costa Lima, no Pelourinho, que faz parte da CRE Centro, também homenageia esse dia importante para o combate ao racismo, com uma palestra que será ministrada pelo secretário da Reparação, Ailton Ferreira. Alunos do Segmento de Educação de Jovens e Adultos (SEJA) e docentes vão participar da ação. Uma exposição com imagens de personalidades negras baianas também faz parte da programação.