Rede municipal tem conquista histórica e inicia ano letivo com novo material pedagógico

12 de fev de 2016 - Jornalismo

Cerca de 140 mil alunos da rede municipal de ensino de Salvador voltam às aulas na próxima segunda-feira (15). Além da melhoria na infraestrutura das escolas municipais, 2016 será um ano marcado pela implantação do novo projeto pedagógico, o Nossa Rede, construído pelos próprios educadores da rede municipal, respeitando a identidade étnico-cultural da cidade. A abertura do ano letivo será realizada às 8h, pelo secretário de Educação, Guilherme Bellintani, na Escola Municipal Metodista Susana Wesley (Boca do Rio).

Todos os professores da rede receberam o novo material pedagógico e já utilizaram para planejamento realizado nesta quinta e sexta-feira (11 e 12), durante a Jornada Pedagógica 2016. A distribuição para os alunos será iniciada na próxima quarta-feira (17). A implantação do Nossa Rede vai permitir um alinhamento pedagógico em todas as escolas da rede, que antes tinha vários projetos pedagógicos e este ano passa a ter seu próprio projeto, ação pioneira em todo país.

“Ter um projeto construído pelos próprios professores, pensado e definido pela própria rede e respeitando a identidade étnico-cultural de Salvador é uma conquista histórica para a rede municipal e pioneira em todo país. Nossos alunos irão se reconhecer e reconhecer a sua cidade nos livros, sem contar que o material permite um alinhamento pedagógico nos fazendo de fato funcionar como rede”, destacou Joelice Braga, diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (SMED).

Para o secretário Guilherme Bellintani, a implantação do projeto Nossa Rede é um legado que ninguém vai tirar da rede municipal. “Implantar o novo projeto pedagógico não é o fim de nada, é apenas o começo. O material não engessa o trabalho, ele abre portas para tudo. Nosso grande desafio agora, através do Nossa Rede, é transformar a vida das crianças”, comemorou.

Nossa Rede – O Projeto Nossa Rede, que foi produzido por professores da rede municipal, tem novas diretrizes e material inovador e vai beneficiar mais de 100 mil alunos. O Nossa Rede também é uma ação prevista no Programa Combinado e tem como objetivos a elaboração das novas diretrizes curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O modo como o Nossa Rede foi construído é pioneiro na educação pública brasileira.

Com foco na participação e criação colaborativa, o novo material pedagógico foi produzido dentro de uma visão de respeito aos valores das identidades culturais de Salvador e suas peculiaridades. Foram elaborados 80 cadernos pedagógicos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e demais materiais que farão com que os alunos aprendam da mesma maneira em todas as escolas da cidade. O processo de criação contou com o apoio de parceiros como a Avante, Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e Pracatum.