Reflexões e metas marcam aula inaugural do curso de especialização do EJA

27 de out de 2010 - dev

Cerca de 150 educadores e educadoras da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino participaram da aula inaugural do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos realizada na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBa), no bairro do Canela, na noite desta terça-feira (26).

O curso vai durar 12 meses e tem como objetivo especializar docentes e coordenadores pedagógicos efetivos para atuarem no primeiro segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram discutidos, durante a solenidade, aspectos relevantes para a construção do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, identificando o perfil do alunado do segmento.

Também foram destacadas as vitórias e os desafios enfrentados durante o dia a dia em sala de aula pontuando a questão da evasão ao longo do ano letivo. Atualmente, o EJA na Rede Municipal de Ensino conta com aproximadamente 30 mil educandos. Manoel Calazans, coordenador pedagógico da Secult, ressaltou que todo processo durante a jornada de aulas do curso precisa ser compreendido pelo educador como etapa da formação continuada.

A reitora da UFBa, Dora Leal Rosa, ressaltou a importância e necessidade do cumprimento da carga horária. Também afirmou que “é uma oportunidade de aprimoramento da educação de jovens e adultos no município, no sentido de melhor prepará-los para atuarem no segmento”.

Em seu discurso, o coordenador de pós-graduação da UFBa, José Albertino Lordelo, destacou que a permanência dos estudantes durante a trajetória escolar é de suma importância, mas por se tratar de estudantes trabalhadores que atrelam família, trabalho e o estudo, gera um problema grave de abandono escolar.

“Trabalhar com EJA é um campo estritamente desafiador para o sistema de ensino, para a construção de políticas publicas e para o educador. Por isso, é de muita relevância o início dessa aula de formação para educadores que atuarão com jovens e adultos que, em sua maioria, unem o trabalho com o estudo”, afirmou.

Curso – A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) com a UFBa, através da Faculdade de Educação (Faced) e o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

Os 120 formados exercerão o exercício pleno de suas funções nas unidades escolares ou coordenadorias regionais de ensino, contribuindo com a qualificação da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.

Serão cinco eixos propostos durante o curso que tem duração de 12 meses e carga horária de 420 horas. Para Sandra Siqueira, coordenadora do curso de especialização do EJA, a execução da aula inaugural foi uma vitória coletiva de todos os envolvidos no processo, assegurando a produção do conhecimento para os educadores atuarem.

Outro ponto destacado foi à construção coletiva do conhecimento durante as discussões nos fórum do EJA. O Fórum é um espaço de aprendizado e de encontros nacionais, promovendo o intercâmbio entre diversas culturas e agregando aprendizados.