Reinaugurações e novos projetos na semana do aniversário de Salvador

25 de mar de 2011 - dev

Em comemoração aos 462 anos de Salvador, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) realiza uma semana de ações que vão beneficiar alunos, docentes e toda população soteropolitana. A programação especial será iniciada na segunda-feira (28), com a realização da Jornada de conscientização – boas práticas na reciclagem.

A ação é uma parceria com a Braskem, que vai doar unidades coletoras seletivas para 30 escolas municipais. A solenidade de entrega será realizada na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em São Cristóvão, às 14 horas. Haverá ainda apresentação da Irmandade da Boa Morte, fanfarra e coral.

Na terça-feira (29), dia do aniversário da Cidade, a Secult realiza o grande evento “Música e Educação, a Secult ensina essa lição!”, às 14 horas, na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. Durante a ação serão lançados os projetos Brincadeiras Musicais da Editora Melhoramentos, Filarmônica nas Escolas das Ilhas e Revitalização das Bandas de Fanfarra.

O evento será realizada com a apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Fazenda Coutos, da Banda de Percussão da Escola Municipal Vila Vicentina, além de recital de poesia e interpretação de canções sobre Salvador.

A programação será encerrada com o show “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”, do grupo Palavra Cantada. A apresentação é uma brincadeira de criança com cenário, figurino, roteiro e arranjos musicais de gente grande. Nasceu no processo de criação da coleção “O Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”, o que inspirou a dupla a produzir um show que prioriza a proximidade com as crianças, pais e educadores.

PROJETOS – O projeto Brincadeiras Musicais, da Editora Melhoramentos, será implantado nas escolas que atendam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e apresenta uma série de ações formativas que visam instrumentalizar o professor para o desenvolvimento de um trabalho de sensibilização, manuseio dos materiais sonoros, percepção, articulação dos elementos fundamentais da linguagem musical e inclui a distribuição kits com instrumentos musicais para as unidades.

O Filarmônica nas Escolas das Ilhas, uma parceria da Secult com a Sociedade Lira Santamarense, tem como objetivo a manutenção da cultura das filarmônicas, bem como a profissionalização de jovens e adolescentes e será implantado nas nove escolas das ilhas que integram a Rede Municipal de Ensino de Salvador, sendo sete em Ilha de Maré, uma em Paramana e outra Bom Jesus Passos.

Já o projeto de Revitalização das Bandas de Fanfarra prevê o reforço da prática musical através da troca e entrega de novos instrumentos das cinco fanfarras já existentes da rede, bem como a criação de outras três bandas.

Na quarta-feira (30), às 14 horas, a Secult presenteia a comunidade de Brotas com a reinauguração da Escola Municipal Abrigo do Salvador. Na quinta-feira (31), às 9 horas, a festa será no Centro, com a reinauguração da Municipal Permínio Leite.

Ainda no dia 31, às 14 horas, na Escola Olga Mettig, em Nova Brasília, a Secult realiza o lançamento o Projeto Wi-fi nas Escolas, que irá beneficiar 11 unidades escolares e as comunidades vizinhas com acesso gratuito a Internet.