Representantes escolares participam de treinamento para aplicação de Pré-Teste de Itens

09 de nov de 2023 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) promoveu na quarta-feira (08) um treinamento para a aplicação do Pré-teste de Itens de Língua Portuguesa e Matemática, uma das fases do Projeto Sistemática de Monitoramento e Avaliação Formativa, previsto para iniciar em 2024 como projeto piloto. O encontro realizado no auditório da Organização de Auxilio Fraterno (OAF), integra a proposta do Projeto Salvador Social, que tem o objetivo de avaliar os estudantes de acordo com as diretrizes do currículo Nossa Rede e oferecer objetos de aprendizagens a partir de resultados.

“Pensar um projeto que monitore e acompanhe, de forma sistemática, os processos pedagógicos, é de grande importância para o planejamento de ações de intervenção que contribuam para a melhoria da aprendizagem dos estudantes da Rede”, afirma Cristiano Ribeiro, Coordenador de Avaliação e Monitoramento (Smed).

Na Formação, os professores dos Anos Iniciais e Finais, além de representantes da gestão escolar receberam instruções de como acessar o módulo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para responder aos referidos itens que serão testados. O evento contou com a participação da equipe técnica do Instituto Singularidades (consultoria integrante do projeto) e do corpo técnico da Inteligente Salvador (AVA).

Conforme Mariana Santos, coordenadora de Formação Continuada da Smed, a previsão de aplicação do projeto piloto é para 2024, com foco nos alunos do 2º, 3º, 5º e 9º ano, pontos específicos de fechamento de ciclos de aprendizagem. “Será composto de avaliação diagnóstica e demais etapas ao longo do ano, e a partir dos resultados serão encaminhados automaticamente para trilhas de aprendizagens”, explica.

Participaram do treinamento 180 pessoas por turno, representantes de 120 unidades escolares selecionadas de modo amostral. Neste primeiro momento não será aplicada nenhuma avaliação de desempenho dos estudantes, apenas será realizada a testagem de itens que serão utilizados nas avaliações no ano de 2024.

O AVA tem sido utilizado na Rede Municipal há um ano e conta com acervo de materiais pedagógicos, trilhas de aprendizagem, games educativos e avaliações disponíveis, como também permitir aos(às) professores(as) a criação de atividades para compartilhamento com os (as) estudantes. Jucineide Carvalho, Coordenadora de Inovação Pedagógica da Smed, destaca que a possibilidade de realização do pré-teste por meios digitais, é uma oportunidade de gestores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), professores (as) e estudantes experienciarem um dos módulos do AVA de forma sistemática.

Fotos: Otávio Santos