Resultado do Ideb comprova compromisso com a Educação

24 de ago de 2012 - dev

Os soteropolitanos têm um motivo a mais para comemorar e se orgulhar da cidade. Dezessete unidades da rede educacional da Prefeitura Municipal obtiveram nota igual ou maior a 5,0 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). A média estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para Salvador foi 3,6 pontos. Contudo, a capital baiana superou esse limite, conquistando média 4,0 na avaliação geral da educação básica, oferecida da Secretaria Municipal de Educação Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

Na avaliação do Prefeito João Henrique, a boa avaliação do MEC é fruto da política educacional do município e do empenho de todos os professores e gestores da rede. “Este é o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo há oito anos à frente da Prefeitura Municipal, e comprova o nosso comprometimento com a educação, o comprometimento dos professores, funcionários e gestores da Secult e principalmente o nosso compromisso com a preparação da cidade para o futuro”, atestou o prefeito.

Para comemorar o resultado positivo, o Prefeito João Henrique e o secretário João Carlos Bacelar homenagearam toda a rede oferecendo um café da manhã, aos gestores das 17 unidades que obtiveram as maiores notas, nesta sexta-feira, 24, na Escola Municipal Metodista Susana Wesley, na Boca do Rio, que obteve a maior nota da rede, 5,8. A nota máxima nacional foi 6,0, obtida por uma unidade de ensino do município e Florianópolis.

Segundo a coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap) da Secult, Gilmária Cunha, esse desempenho é fruto da aplicação dos estudos e pesquisas do MEC sobre aspectos que impulsionam o desenvolvimento educacional. Portanto, apenas a obtenção da média 3,8 estipulada pelo Ideb para Salvador indica que a gestão municipal estabelece e desenvolve ações que priorizam foco na educação, consciência e prática de rede, planejamento, avaliação, valorização e qualificação do professor, valorização da leitura, atenção individual ao aluno, atividades complementares além da formação de parcerias com outras instituições.

João Bacelar pontuou alguns dados relevantes para o avanço da educação. “Nomeação de quase seis mil professores, entrega de mais de180 unidades educacionais totalmente reformadas, além das 138 que estão em andamento, aplicação dos 25% da receita municipal na educação e da captação de verbas junto ao governo Federal”, destacou o secretário.

Durante a solenidade, estudantes demonstraram o orgulho de integrarem a rede municipal, através de manifestações artísticas, que envolveram dança, teatro música, lembrando o centenário de Luis Gonzaga.

Relação das escolas municipais com as maiores notas no Ideb

Unidade Educacional – Bairro – Nota

Susana Wesley – Boca do Rio – 5,8

Recanto dos Coqueiros – Pituaçu – 5,7

Luiz Anselmo – Luiz Anselmo – 5,6

Amai Pro – Campinas de Pirajá – 5,4

Carlos Murion – Pituaçu – 5,4

Carmelitana 25 de Agosto – Uruguai – 5,4

Osvaldo Cruz – Rio Vermelho – 5,4

Profº. João Fernandes da Cunha – São Cristóvão – 5,3

Eduardo Doto – Praia Grande – 5,3

Casa da Amizade – Ondina – 5,1

Senhora do Salete – Barris – 5,1

Santa Ângela das Mercês – Mercês – 5,1

Sebastião Dias – Brotas – 5,1

São José – Garcia – 5,1

Antônio Euzébio – Cabula – 5,0

Cecy Andrade – Cajazeiras – 5,0

Vitória da Conquista – Itapuã – 5,0

Mudanças na educação – Descrição – 2005 / 2012

Total de escolas- 348 / 426

Escolas reformadas – — / 181

Creches/CMEI – 02 / 67

Professores contratados (estimativa) – 2000 / 6000

Reajuste salarial professores – — / 129%

Ações na Educação

• Ampliação do número de escolas de 348 para 426, das quais oito foram construídas, cinco reconstruídas, 45 creches estaduais municipalizadas e transformadas em Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI);

• Reforma de 181 unidades escolares;

• Melhoria no conteúdo nutricional da merenda escolar;

• Consolidação do Plano de Carreira do Magistério;

• Reajuste salarial dos professores em 129%, acumulado nos oito anos;

• Concessão de descontos para programas de especialização para professores;

• Implementação da lei 10.639, que determina a inclusão dos estudos da História da África e da Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar;

• Implantação do Programa Socildigital e beneficiando cerca de 48 mil alunos do ensino fundamental;

• Construção do Ginásio Poliesportivo do Subúrbio Ferroviário;

• Construção do Centro de Cultura Mário Gusmão (Nordeste de Amaralina);

• Construção do Centro Municipal de Arte, Cultura e Educação Epifânia Silva, no bairro do IAPI;

• Programa de Educação e Esporte (Promoção da prática esportiva, trabalhando o nível motivacional, ético, social, cultural, emocional e educacional das crianças e adolescentes);

• Projeto Ginástica Rítmica;

• Projeto de Karatê nas Escolas;

• Projeto Bola na Rede;

• Jogos Estudantis Municipais de Salvador/JEMS

• Torneios / Festivais / Campeonatos;

• Projeto Itinerante Sexta da Alegria (Promoção de oficinas de Jogos com Aparelhos, Expressão Corporal, Artes, Capoeira, Jogos de Salão, Jogos Populares e Jogos Pré-Desportivos, realizadas nas dependências das escolas).

• Projeto Itinerante Vamos Brincar (atividades recreativas e esportivas de caráter lúdico, buscando promover a inserção social e a formação para o exercício da cidadania)