Resultados da 1ª avaliação formativa do Prosa são debatidos em oficina

29 de set de 2023 - Jornalismo

Os resultados do Ensino Fundamental Anos Iniciais da 1ª avaliação formativa de 2023 do Programa Salvador Avalia (Prosa) foram apresentados e debatidos na quarta-feira (27) em uma oficina que reuniu as equipes pedagógicas das Gerências Regionais de Ensino (GREs) e representantes da Diretoria Pedagógica (Dipe) da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Durante o encontro, os participantes analisaram os indicadores relativos à alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática resultantes da avaliação realizada em 19 de julho.

De acordo com Cristiano Ribeiro, coordenador de Avaliação e Monitoramento da Smed, a oficina buscou promover a apropriação e o estudo das informações, de forma a subsidiar a construção de estratégias que possibilitem aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente nos pontos mais críticos. “Trabalhar com base em dados traz clareza sobre a eficiência dos processos pedagógicos adotados, onde estão funcionando, em quais descritores precisam ser melhorados ou reformulados”, afirma. “O Prosa resulta em um mapeamento com base em critérios metodológicos que, na ponta, traz como resultado a melhoria da qualidade da educação”.

Os dados do Salvador Avalia foram apresentados por profissionais do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), que realiza o exame. “Nesse primeiro momento, trazemos um pouco de uma perspectiva conceitual para entender o ponto de partida da avaliação e a articulação com o currículo da Rede. Estamos apresentando, ainda, resultados gerais em termos de proficiência, padrões de desempenho e habilidades, pensando no contexto de cada ano de escolaridade”, diz Josiane Toledo, supervisora de apoio do CAEd. Ela também reforça a importância do trabalho na tomada de decisões pedagógicas, uma vez que é possível identificar os pontos que precisam ter um foco maior de atenção para que os estudantes possam avançar.

Para o coordenador pedagógico da GRE Centro, Neilton Sena, os dados diagnósticos de desempenho da Rede, das escolas e dos alunos podem contribuir para modificar e aperfeiçoar a prática docente. “O monitoramento é uma ferramenta importante no sistema educacional, que fomenta uma reflexão atenta sobre a realidade das nossas escolas e dos nossos alunos, possibilitando a construção coletiva de propostas e estratégias de ensino-aprendizagem”, ressalta.

Prosa – A oficina se insere na política de monitoramento da qualidade da educação pública municipal que tem como um dos principais marcos a criação, em 2013, do Prosa – uma avaliação diagnóstica própria com objetivo de subsidiar o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem a partir da análise de dados de desempenho dos alunos do 1º ao 9º ano. Em 2023, haverá mais uma aplicação do Prosa, em novembro, para avaliar o aprendizado ao final do ano letivo. Em 2024, serão três avaliações, com uma prova realizada também no início do ano letivo.

Fotos: Otávio Santos/Ascom/Smed