Reunião na Câmara Municipal discute as ações da Smed

08 de maio de 2017 - Publicidade

A secretária de Educação de Salvador, Paloma Modesto, esteve nesta segunda-feira (8) na Câmara Municipal para apresentar aos vereadores um balanço das ações que vem sendo desenvolvidas pela pasta, bem como projetos e metas. O evento, organizado pelo Legislativo, inicia uma série de reuniões com dirigentes municipais e estaduais com objetivo de conhecer e discutir propostas e projetos de cada órgão para Salvador.

Em sua apresentação, Paloma Modesto pontuou que Salvador foi a capital que mais subiu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2015. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a cidade passou de 4, em 2013, para 4,7, em 2015, superando a meta de 4,2, bem como o índice projetado para 2017, que é de 4,5. A secretária apresentou quatro iniciativas da Smed: os programas Idade Certa e Dinheiro Direto na Escola, a Escolab e a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo. E mostrou dados que apontam uma redução de 30% da distorção idade série, um dos principais resultados do Programa Idade Certa. Outro resultado importante é a redução de 50% da evasão escolar.

A secretária elogiou a iniciativa do Legislativo Municipal. “Esse entrosamento com a CMS é fundamental. É através da educação que podemos transformar a realidade ao nosso redor, então é importante que esse diálogo entre Executivo e Legislativo flua. Eu vejo os vereadores como grandes aliados da Secretaria e já pude comprovar isso em importantes iniciativas nesses meses”, disse Paloma Modesto.

Para o presidente da Câmara, vereador Léo Prates, a reunião com a secretária da Smed foi muito importante. “Ao aceitar nosso convite, a secretária demostra o respeito que tem ao Legislativo, ao mesmo tempo que nos trouxe informações e dados para que possamos cumprir nosso papel constitucional de fiscalizadores do executivo”, afirmou. “A gente espera que os projetos que ela nos trouxe tenham pleno êxito”, frisou.