No segundo encontro do Seminário da Educação, organizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) em comemoração ao aniversário de 473 anos de Salvador, foi abordado o tema Liderança Transformadora da Rede Educacional. O evento foi transmitido pelo canal da Smed no YouTube, na quinta-feira (31), às 19h.
O secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira fez a abertura do Seminário e destacou a importância de realizar o evento no momento de retomada das aulas presenciais, após dois anos de atividades remotas, além de pontuar os desafios que toda a rede tem de recuperar o aprendizado das crianças. “Temos muita esperança que vamos ser capazes de vencer esse desafio, temos muitos projetos, conto com uma equipe do melhor gabarito, professores competentes, comprometidos, gestores da melhor qualidade e uma equipe de talentos empenhados em fazer a diferença na vida dessas crianças e das famílias que confiam seus filhos à nossa responsabilidade”.
O Seminário foi mediado por Helaine Souza, professora da Rede Municipal, Doutora em Difusão do Conhecimento (Ufba), Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (Ucsal) e graduada em História (UniJorge). Ela parabenizou a iniciativa da Smed em convidar palestrantes tão renomados para apresentar o evento e passou a palavra para o palestrante.
O palestrante Luciano Meira, Ph.D. em Educação Matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA, 1991), mestre em Psicologia Cognitiva e bacharel em Pedagogia, destacou pontos importantes que podem ser adotados por gestores que buscam uma educação transformadora. Ele destacou a importância do gestor escolar criar uma rede de conversação com educadores, estudantes, familiares e outros atores da comunidade. “Temos hoje um conjunto de competências necessárias para a transformação da escola. São 19 competências, mas destaco três, que realmente podemos conduzir a uma reconfiguração do espaço escolar para que ele ganhe a relevância que tem na transformação da comunidade e na vida das pessoas. Chega de dizer que a educação vai transformar a vida das pessoas sem ter o instrumento para realizar”.
Luciano Meira sugere que os gestores estabeleçam prazos para a realização de mudanças. “O que eu quero que aconteça em cinco anos; Criar condições para uma nova história; Gerenciar o presente e seletivamente esquecer o passado e criar o futuro”.
Clique aqui e confira a palestra “Liderança Transformadora da Rede Educacional” com Luciano Meira