Salvador 475 anos: Prefeitura inicia reconstrução de escola municipal no Lobato para atender até 530 alunos por turno

20 de mar de 2024 - Jornalismo

O Subúrbio Ferroviário de Salvador vai ganhar mais uma escola municipal de alto padrão, com capacidade para atender até 530 alunos por turno. Na quarta-feira (20), o prefeito Bruno Reis esteve no Lobato para assinar a ordem de serviço para a reconstrução total da Escola Municipal Maria Constância de Carvalho. A obra, que conta com um investimento superior a R$12,3 milhões, faz parte do pacote de ações em comemoração ao aniversário de 475 anos da capital baiana.

A nova unidade de ensino, que será construída após a demolição da antiga estrutura, terá mais de 3,3 mil metros quadrados de área construída e contará com 15 salas de aula climatizadas, laboratório de informática, sala de dança, brinquedoteca, auditório e biblioteca com sala de leitura. Além disso, o espaço terá quadra poliesportiva coberta, parque infantil e áreas de recreio cobertas e descobertas.

Em seu discurso, Bruno Reis destacou que a antiga estrutura já estava deteriorada, e que a comunidade ansiava por uma nova escola. “Estamos realizando hoje o início de um grande sonho. Aqui, vai subir um prédio de quatro andares. Quem passar ali, pela nova Avenida Suburbana, vai enxergar de longe esse prédio. Eu não tenho dúvidas de que uma escola com essa qualidade, com um alto padrão construtivo como o desse projeto, é um dos principais motivadores para as crianças virem estudar”, disse.

“Uma escola de qualidade motiva os profissionais, em especial as professoras e professores. Sem dúvidas, uma escola nova dá mais conforto e tranquilidade para o educador fazer o que há de mais importante na vida, que é transmitir conhecimento e formar essas crianças para que elas possam, através do estudo, realizar os seus sonhos. Uma nova escola também engaja a comunidade, faz com que os pais e mães sintam também uma segurança maior em deixar os seus filhos na escola”, completou o prefeito.

A antiga estrutura da Maria Constância tinha apenas seis salas de aula e atendia 289 alunos no total, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Com o novo prédio, serão 15 salas e a capacidade vai ampliar para 1.060 crianças somando os dois turnos. A escola terá ainda acessibilidade total, com elevador e banheiros adaptados para PCD, e sistemas de captação de energia solar e de reutilização de água pluvial.

Thiago Dantas, secretário municipal da Educação (Smed), lembrou que antiga escola já estava com instalações elétricas e hidráulicas comprometidas. “Hoje estamos dando início à demolição e, logo depois, da reconstrução de mais uma escola municipal dentro daquele projeto de inaugurar 50 novas escolas em Salvador. O que é mais importante? A garantia de uma infraestrutura de qualidade, com uma ampliação significativa no número de salas de aula, todas climatizadas, o que era uma demanda da rede”, disse.

Aprovada – Durante as obras, as crianças vão estudar num prédio na Rua Monteiro Lobato, próximo à escola, que foi alugado pela Prefeitura. Diretora da unidade há 10 anos, Celina Maria Santos Santana disse que a obra é a realização de um sonho. “A gente já vinha pleiteando isso há muitos anos. Conseguimos uma primeira reforma em 2017, e um dia me falaram: ‘sua escola vai ser reconstruída’. Foi um sonho que eu achava que não ia acontecer, mas hoje estou começando a concretizá-lo. A comunidade está muito feliz, esses pais merecem, essas crianças merecem um espaço com conforto para terem uma educação de qualidade”, disse.

Já a dona de casa Rosimeire de Jesus, de 57 anos, é moradora do Lobato e tem dois netos que estudam na Maria Constância. “Aqui era uma estrutura bem defasada, estava muito aquém do que a gente precisava. Eu espero que essa nova escola traga um ambiente mais agradável para os alunos, para que eles possam aprender melhor, porque o ambiente influencia muito na educação e no desempenho deles”, afirmou.

“Porque tem crianças que na própria casa não encontram um ambiente agradável. Então, nada melhor do que chegarem à escola e encontrarem um bom ambiente. Isso ajuda muito no aprendizado. E eu tenho visto nas escolas inauguradas recentemente pela Prefeitura que a estrutura é realmente muito boa. Esperamos que essa nossa escola venha logo para os meus netos, para que eles possam estudar melhor”, completou a dona de casa.

Bruno Reis lembrou que já inaugurou 25 novas escolas no seu mandato, e que até o final do ano serão mais 25. “Vamos inaugurar outra grande escola na semana que vem, a maior da nossa rede, que é a Clériston Andrade em São Marcos. Salvador agora vai contar com mais de 50 escolas com salas de aula climatizadas, com kit multimídia, com refeitório completo. Com certeza, elas vão fazer com que essas crianças se sintam melhor nas nossas escolas do que até na sua própria casa”, afirmou.

Fotos: Enaldo Pinto / Ascom Smed
Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom PMS