Salvador Avalia aplica primeira avaliação de 2024 para alunos do Ensino Fundamental

18 de abr de 2024 - Jornalismo

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) começou a aplicar, nesta quarta-feira (17), a primeira avaliação do Programa Salvador Avalia (Prosa) 2024. A prova visa avaliar o desempenho dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, em relação às aprendizagens propostas nas matrizes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e, a partir deste ano, Ciências Naturais para as turmas de 4º e 5º, 8º e 9º ano. Os dados resultantes do Prosa são utilizados para subsidiar a construção de estratégias que possibilitem aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente nos pontos mais críticos.

A diretora da Escola Municipal Osvaldo Cruz (Rio Vermelho), Ana Carla Souza, comentou sobre a importância da prova para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos. “A pandemia trouxe consigo uma defasagem significativa no processo de aprendizagem, privando não só os estudantes de recursos, mas também de condições básicas para avançarem em seu desenvolvimento. A avaliação, portanto, torna-se então uma ferramenta importante para medir o conhecimento desses alunos e direcionar os esforços necessários para sanar as dificuldades enfrentadas”, explicou.

Luciana Fernandes Fagundes, professora de Português, Matemática e Ciências do 3º ano da mesma escola, enfatizou a educação como um processo contínuo. Ela acredita que a avaliação, combinada com o trabalho interno da escola, oferece um feedback valioso. “Apesar de realizarmos uma avaliação diagnóstica de entrada como está no calendário estabelecido pela rede, o que faz com que a gente já tenha mais ou menos uma ideia das dificuldades dos alunos, a avaliação em larga escala oferece uma perspectiva mais abrangente sobre o desempenho de toda a rede escolar”, complementou.

O coordenador de Avaliação e Monitoramento da Gerência de Formação e Monitoramento (CAM/Gefom), Cristiano D’Almeida Ribeiro, esteve nas escolas municipais Casa Amizade e Santa Terezinha do Chame Chame para acompanhar de perto a aplicação . “Estamos muito empenhados em aumentar cada vez mais a participação dos estudantes da rede municipal de ensino nas avaliações do Prosa. Este momento, em particular, foi desafiante. Tivemos que lidar com as dificuldades causadas pelas intensas chuvas que ocorreram na cidade, mas o apoio e empenho das Gerências Regionais, equipes das escolas, famílias e estudantes foi fundamental para superar as adversidades e obter sucesso na avaliação”, afirmou.

De acordo com Ribeiro, o Prosa é aplicado em três momentos distintos. “As avaliações ocorrem no início, no meio e no final do ano. Com isso, temos um diagnóstico que nos dá a possibilidade de traçar estratégias de ação para o ano letivo em andamento, ampliando a efetividade do programa, bem como um panorama completo do processo de ensino e aprendizagem na nossa rede”, destacou.

Diagnóstico – O Prosa foi implementado pela Prefeitura de Salvador em 2013. O objetivo principal é realizar um diagnóstico do aprendizado e colher subsídios para o aprimoramento do ensino. Os resultados dessas avaliações permitirão o redirecionamento e redefinição de políticas, planejamento educacional e práticas pedagógicas nas escolas municipais, por meio de estratégias de acompanhamento e apoio às instituições educacionais.