Salvador é a primeira capital a iniciar a capacitação de profissionais que atuarão no ProJovem

13 de jun de 2005 - dev

Dentre as 27 cidades brasileiras onde o ProJovem será implantado ainda em 2005, Salvador tonou-se no último dia 13 a primeira a iniciar o curso de capacitação dos profissionais que participarão do programa. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem) integra o conjunto de iniciativas da Política Nacional de Juventude do governo federal, coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República. Direcionado para jovens de 18 a 24 anos, que terminaram a quarta e não concluíram a oitava série do ensino fundamental, sem vínculo formal de trabalho, este programa tem como princípios básicos a elevação da escolaridade; qualificação profissional e execução de ações de interesse social. No último dia 13, foi iniciada, no Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público (ISP), localizado no Campus de Ondina da UFBA, a formação inicial para todos os profissionais envolvidos, sob a responsabilidade da Fundação Darcy Ribeiro – FUNDAR, com carga horária de 160 h.

Professores do ensino fundamental com curso de graduação, educadores profissionais e assistentes sociais estão sendo capacitados para integrar a equipe de trabalho em Salvador do ProJovem. A partir de julho, em data a ser definida, será realizado o lançamento do ProJovem em Salvador.

A realização do programa na cidade é uma parceria entre a Prefeitura e o governo federal e acontecerá no período de 2005 a 2007. Inicialmente, serão implantados núcleos em 06 escolas municipais, localizadas em Coutos e Paripe, sendo criada a primeira Estação Juventude na Casa do Trabalhador em Coutos, para atender 1.200 jovens. Em 2006 o Programa alcançará a meta prevista de 24.681 jovens atendidos.

Os seis primeiros núcleos serão instalados na Escola Municipal Esther Félix da Silva, em Coutos, escolas municipais Darcy Ribeiro e Santo Antônio das Malvinas, na Fazenda Coutos I, Escola Municipal Fazenda Coutos, Escola Municipal Fernando Presídio, em Paripe, e Escola Municipal Rui Barbosa, em Paripe. Em setembro, essa oferta será ampliada para 103 Núcleos e 12 Estações Juventude. Em cada núcleo funcionarão cinco turmas com 30 alunos.

Eles cumprirão uma carga horária de 1.200 horas presencias, além de 400 horas à distância. O curso será dividido em quatro unidades e durante a sua realização será construído um projeto de orientação profissional aos alunos. Um estágio civil integra as atividades que serão realizadas. Os alunos também participarão do Plano de Ação Comunitária, que terá a finalidade de orientar o engajamento dos jovens em ações construtivas de interesse público.