Salvador recebe o VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores – Edição Brasil

07 de ago de 2019 - Jornalismo

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro será realizado no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores – Edição Brasil (JOIN BR). Este ano, o evento traz como tema “Investigação, Engajamento e Emancipação Humana” e busca provocar o investigador a refletir sobre possibilidades para a construção do conhecimento pensando na coletividade, nas alternativas que possam conduzir o ser humano e a sociedade a um bem viver soberano, independente, livre e autônomo.

O JOIN, em sua sexta edição, sendo a 2ª vez no Brasil, tem origem na Universidade de Açores/Portugal e é destinado à socialização de pesquisas de estudantes universitários de diversas áreas do conhecimento. Podem participar estudantes de ensino técnico, de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores e demais interessados na temática do evento.

Professores, gestores e funcionários vinculados à Secretaria Municipal da Educação (Smed) tem 10% de desconto na inscrição – um e-mail será enviado a todos com as instruções para o desconto. Acesse o site do evento para mais informações: http://joinbr.com.br/index.php

Temas que serão abordados:
. Organização de Sistemas Inclusivos: experiências de Brasil e Angola
. Mitos, Religião e Fascismo;
. Pedagogia do Oprimido: obra e princípio formativo contra hegemônico;
. O Desenvolvimento da Criatividade nos Processos Educativos da Criança;
. Conferência de Abertura: A Juventude terá trabalho no futuro?
. Representações Afro-baianas na literatura;
. O sistema educacional brasileiro sob a lente omnilética;
. A Interculturalidade e o Ensino de Arte no Brasil e na África;
. Práxis Pedagógica e os fins emancipatórios da educação;
. Epistemologia Africanas e Afro-brasileiras no Ensino de Línguas e Literaturas;
. Projetos Conservadores na Educação em Debate: Escola sem Partido, Educação Domiciliar e Militarização das Escolas;
. BNCC e os Impactos na Formação de Professores;
. Educação Especial e a perspectiva da inclusão em Educação: Resultados de pesquisa;
. Capitalismo e Educação – Lutas internacionais e nacionais pela educação pública.

Palestrantes:
Vários palestrantes renomados, nacional e internacionalmente participarão do evento, tais como:
. Maria de La Luz Arriga (UNAM- México)
. Pedro Gonzalez (UAC/Portugal)
. Leão Lopes (Cabo Verde)
. Ethel Batres (Guatemala)
. Ricardo Antunes (IFCH/UNICAMP)
. Lucas Luciano, Diretor Geral no Instituto Nacional para a Educação Especial de Angola
. Nilson de Souza Cardoso (UECE)
. Mônica Pereira dos Santos (UFRJ)
. Suzenalson Kanindé (UNILAB)